A seleção portuguesa de futebol de sub-19 vai tentar atingir a sexta presença em fases finais de Campeonatos da Europa da categoria, depois de ter chegado às meias-finais em 2013.
Sob o comando de Hélio Sousa, a equipa das “quinas” venceu os três jogos do Grupo 8 da primeira fase de qualificação, frente a São Marino (6-0, em Viseu), Luxemburgo (3-0, em Tondela) e Noruega (3-2, novamente em Viseu), que foi a única equipa a marcar a Portugal.
A partir de quarta-feira, a seleção portuguesa tenta assegurar a qualificação para o Euro2014, que vai ser disputado na Hungria, entre 19 a 31 de julho, diante de Grécia (na quarta-feira, em Barcelos), País de Gales (na sexta-feira, em Matosinhos) e Bélgica (no dia 02 de junho, novamente em Barcelos).
O vencedor do Grupo 7 da Ronda de Elite garante um lugar na fase final do Euro2014, juntando-se à anfitriã Hungria, numa prova em que os seis primeiros classificados se qualificam para o Mundial de sub-20 de 2015, a disputar na Nova Zelândia.
Portugal já esteve presente em cinco das 12 edições do Europeu de sub-19, tendo tido os melhores desempenhos em 2003, no Liechtenstein, onde foi derrotado na final pela Itália (2-0), e em 2013, na Lituânia, tendo sido eliminado nas meias-finais pela Sérvia, por 3-2 no desempate através de grandes penalidades, depois do empate 2-2 no tempo regulamentar.
Nas outras quatro presenças (2006, 2007, 2010 e 2012), a equipa das “quinas” nunca passou da fase de grupos.
Entre os “eleitos” de Hélio Sousa para a última etapa de qualificação para o Euro2014, destaca-se os avançados do FC Porto André Silva e Ivo Rodrigues e o médio do Benfica Raphael Guzzo, autores de dois golos cada no primeiro torneio de qualificação, numa lista que não inclui o sportinguista Cristian Ponde, autor de três golos nessa fase e que recupera de uma intervenção cirúrgica ao joelho direito, realizada em março.
Marcos Lopes e Jorge Intíma, do Manchester City, Braima Candé e Gelson Martins, do Sporting, Nelson Monte, do Rio Ave, e Jordan Machado, dos franceses do Montpellier, são outras das “promessas” da equipa lusa de sub-19.