Hélio Sousa, técnico da seleção portuguesa de futebol de sub-19, garantiu que a equipa pode lutar pelo primeiro lugar do Grupo 7 da Ronda de Elite de apuramento para o Euro2014, que se disputa em solo luso.
A partir de quarta-feira, a formação das quinas terá de medir forças com as congéneres da Grécia, Bélgica e País de Gales, equipas que na opinião do técnico também estão à altura de disputar o primeiro lugar do grupo, o único que dá acesso à fase final do Campeonato da Europa.
"Temos capacidade para lutar pelo primeiro lugar. Vamos fazer por isso, pois esse é o nosso objetivo, mesmo sabendo que vamos defrontar equipas fortes. Pelo que analisamos, a Bélgica e Grécia estão à nossa altura, e mesmo o País de Gales, partindo num plano teórico mais atrás, terá a mesma ambição", analisou Hélio Sousa, à agência Lusa.
O selecionador nacional considerou que os seus jogadores "têm capacidades para superar as dificuldades e saírem vitoriosos", mostrando confiança que a equipa "vai demonstrá-lo dentro de campo", contando com o apoio do público português.
"Terem o apoio, mas também a pressão do púbico. Isso é ótimo para estes jogadores sentirem essas vivências. Voltamos ao norte do país, porque é um local que nos tem trazido essa mais-valia. Espero que nos ajudem a conquistar esses objetivos", afirmou.
Num grupo que terá de ser decidido em cinco dias, com as quatro equipas a defrontarem-se entre si, Hélio Sousa apela ao "equilíbrio emocional" dos seus pupilos.
"As outras equipas também vão estar no seu máximo, vão lutar pela bola, por cada lance, como se fosse o último, e isso vai levar os jogos para outro nível e para outra capacidade emocional que é necessária para vencer", analisou.
Preparado para isso mostrou-se o médio Tomás Podstawski, um dos capitães de equipa, que partilhou a ambição de vitória do grupo de trabalho.
"As expetativas são sempre ganhar. É isso que as seleções portuguesas fazem e o que esta equipa tem feito nos torneios anteriores. Queremos continuar a mostrar a nossa qualidade perante estes adversários e aproveitar o facto de jogarmos em casa", afirmou o jogador.
O centrocampista prefere não eleger favoritos à vitória no grupo, lembrando que "existe um grande nivelamento entre o valor das seleções", desvendando a postura que Portugal vai adotar.
"É difícil dizer qual é a equipa mais forte. Atualmente, no futebol, todas as seleções têm mostrado um nível competitivo elevado e isso nota-se nos torneios e nos apuramentos. Não podemos dar favoritismos, temos de estar focados nós e jogar com confiança mas também com cautela", partilhou.
Tomás Podstawski garantiu que apesar da entrada de novos jogadores neste grupo "há já um bom entrosamento": "Os elementos que entraram fizeram a equipa ficar mais forte. Já estamos bem entrosados e quem chegou deu um valor acrescido. Acho mesmo que esta é uma das melhores equipas em que participei".
E numa altura em que o mediatismo da participação da seleção A no Mundial do Brasil é um dos temas desportivos nacionais, o jovem médio garantiu que tal serve também como fator de motivação a esta seleção sub-19.
"Estamos muito ansiosos de ver jogar os grandes jogadores da seleção nacional. É sempre um motivo de orgulho e um exemplo que queremos seguir. Vemos neles ídolos e jogadores que queremos ser no futuro", confessou Tomás Podstawski.
A seleção portuguesa de futebol de sub-19 inicia a sua participação no grupo 7 da Ronda de Elite de apuramento para o Euro2014 esta quarta-feira, em Barcelos, frente à Grécia.
Na sexta-feira, os lusos defrontam em Matosinhos o País de Gales, e terminam a sua prestação novamente em Barcelos, na segunda-feira, frente à Bélgica.