Cristiano Ronaldo é o futebolista com maior valor comercial, enquanto marca, de acordo com um estudo publicado hoje pela Repucom, uma empresa internacional de marketing desportivo.

Em segundo lugar na lista liderada pelo português do Real Madrid surge o argentino Lionel Messi, que precede o seu companheiro do FC Barcelona, o espanhol Gerard Piqué, um surpreendente terceiro classificado.

O estudo mediu a perceção de mais de 6.500 pessoas em 13 países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, China e India, e é suposto representar a visão de mais de 1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo.

O Bola de Ouro Ronaldo, que no sábado ajudou o Real Madrid a conquistar a décima Liga dos Campeões, também foi considerado o jogador mais conhecido em todo o mundo, com uma percentagem de conhecimento de 83,9.

“Ronaldo é o sonho de qualquer patrocinador. O seu valor é tão importante para as equipas para as quais joga como para as companhias que o patrocinam”, assegurou Paul Smith, diretor geral da Repucom, indicando que a sua notoriedade, conjugada com os mais de 82 milhões de gostos no Facebook e 26 milhões de seguidores no Twitter, é o que leva as empresas a elegerem-no.