Um golo de Rafa, perto dos 90 minutos, permitiu hoje à seleção portuguesa de futebol de sub-19 vencer o País de Gales, por 3-2, e manter a liderança na qualificação para o Campeonato da Europa de 2014 da categoria.
A equipa lusa, que na última jornada do Grupo 7 da Ronda de Elite, vai defrontar a Bélgica, que esta tarde venceu a Grécia por 4-2, precisa apenas de um empate nessa partida final, que se disputa na segunda-feira, para alcançar o apuramento.
Galvanizada pelo triunfo da última quarta-feira sobre a Grécia (3-0), a equipa portuguesa entrou com determinação para cedo resolver a partida, deixando, logo nos instantes iniciais, dois avisos aos galeses, com remates de Rafa e Gelson Martins.
À passagem do minuto 20, André Silva acabou por concretizar as ameaças, e após jogada de envolvência, desviou de cabeça a assistência de Rafa para o primeiro golo do jogo.
Os lusos mostravam mais argumentos nesta fase, trocavam bem a bola e bloqueavam as iniciativas do País de Gales, acabando por não surpreender o 2-0, apontando por Marcos Lopes, após boa desmarcação.
O País de Gales só reagiu verdadeiramente na segunda parte, aproveitando algum conformismo de Portugal para se mostrar mais atrevido ao explorar do ataque.
Com alguma felicidade, os galeses chegaram ao 2-1, quando um remate de Hedges acabou desviado por André Silva, traindo o guardião luso Tiago Sá.
Nesse momento, Portugal desconcentrou-se, falhou algumas marcações, e, a 10 minutos do final, concedeu o empate, quando O'Sullivan ganhou espaço e só parou frente Tiago Sá para rematar para o 2-2.
O lance fez soar o despertador na equipa portuguesa, que nos últimos minutos se instalou no meio-campo galês, e já em cima dos 90, viu o recém-entrado Ivo Rodrigues fazer a assistência “letal” para Rafa que, com um toque subtil, fizesse o 3-2 final.
Com este resultado, Portugal continua a liderar o grupo com seis pontos, sendo seguido pela Bélgica (4), País de Gales (1) e Grécia (0), dependendo apenas de si na partida da próxima segunda-feira, em Barcelos, frente aos belgas, para carimbar o apuramento.