O selecionador de futebol sub-18, Edgar Borges, defendeu esta quinta-feira que “só a vencer se formam campeões”, pelo que espera o êxito de Portugal no Torneio Internacional de Lisboa, frente a Suécia, Estados Unidos e Noruega.
“A nossa principal preocupação é a evolução dos jovens jogadores dentro do nosso modelo de jogo, mas temos sempre a vitória no horizonte. Estabelecemos objetivos que fazem parte da nossa cultura de formação: adotamos uma identidade de jogo e uma das suas características é entrar em qualquer competição com o pensamento no triunfo. Só a vencer se formam campeões, não há alternativa”, vincou.
Na véspera da estreia, frente à Suécia, semifinalista no Europeu de sub-17 em 2013, o selecionador assumiu a “garantia” de que Portugal vai defrontar “uma equipa que vai criar grandes problemas e que é uma das melhores formações da Europa”.
“Os suecos têm muita qualidade e estou certo de que têm grandes ambições de vitória no Campeonato da Europa de sub-19 (2015). Tenho a certeza que vai ser um excelente teste”, assumiu.
Portugal quer preparar o mesmo objetivo da melhor forma, potenciando “jogadores muito talentosos” aos quais quer “ajudar a conquistar o seu espaço nos respetivos clubes”, mesmo não sendo este o momento em que fazem a transição para seniores.
“O facto de estarem presentes na seleção credibiliza-os pela excelência do trabalho desenvolvido pelos nossos técnicos, com os respetivos grupos de trabalho. Para além do orgulho de representar o país, eles têm uma vontade e uma ambição que tem que ver com os seus próprios projetos de vida”, completou.
Entre os Europeus de sub-17 e sub-19 o selecionador deseja “preparar a equipa e passar mensagens e princípios do nosso modelo de jogo para que estejamos na máxima força quando voltarmos a jogar competições oficiais”.
O Portugal-Suécia disputa-se sexta-feira às 18h00 no Parque Desportivo Engenheiro Ministro Santos, em Mafra.