A seleção portuguesa está de fora das 10 melhores seleções do Mundo. Portugal mantem o 11º lugar que lhe foi atribuído depois da fraca prestação no Mundial do Brasil. Antes da partida para o Campeonato do Mundo, a seleção lusa ocupava um lugar no top 5. Depois da eliminação precoce, caiu para fora do top 10.

Na atualização mais recente da FIFA não há grandes mudanças nos 15 primeiros países. A Alemanha lidera, depois da conquista do “tetra”, e os restantes membros do pódio do Campeonato do Mundo do Brasil ocupam o segundo e terceiro lugar.

As únicas mexidas foram a Espanha que alcançou o Brasil no 7º lugar com igualdade de pontos, subindo de 8º lugar para partilhar o 7º com os canarinhos. Contudo, a grande surpresa passa pela entrada da Costa Rica. A seleção da América Central subiu um lugar e está no topo 15 das seleções do mundo. Os costa-riquenhos ultrapassaram os Estados Unidos para chegar aos primeiros classificados.

As maiores mexidas do ranking foram protagonizadas pelo Lesoto e por Macau. A seleção africana subiu 26posições para o 105 enquanto os macaenses conquistaram 18 lugar para entrar dentro do top 200.