Natural de Guimarães, Luka Zahovic, filho de Zlatko Zahovic - esloveno que representou Vitória de Guimarães, FC Porto e Benfica em Portugal -, revelou a sua disponibilidade para representar a Seleção portuguesa de futebol, caso seja convocado.

O jovem futebolista de 18 anos tem representado a Eslovénia desde os sub-16, somando um total de 25 internacionalizações pelas formações jovens. Caso não seja escolhido pelos selecionadores lusos (dos sub-20, sub-21 ou principal), é provável que acabe por representar a seleção principal daquele país.

No entanto, o avançado que atualmente representa as cores do Maribor, no seu país natal, não fecha as portas à seleção das quinas, revelando mesmo que integra a família "mais portuguesa" de toda a Eslovénia: "Se recebesse propostas para representar as duas seleções, teria de pensar bastante, mas, provavelmente, ia escolher Portugal. Vivo numa família mais portuguesa do que eslovena", disse, lembrando que quando regressou ao seu país (em 2007/08) não sabia falar a língua oficial da nação do leste europeu.

"Jogar por uma seleção é o sonho de qualquer jogador. Se fosse chamado pela seleção portuguesa, era possível que aceitasse, pois o facto de os meus pais serem eslovenos não quer dizer nada". Zahovic referiu ainda que quando vivia em Lisboa (entre 2001 e 2007) "comia comida portuguesa" e falava português, inglês e poucas palavras de esloveno.