Fernando Santos acredita que o Tribunal Arbitral do Desporto irá dar-lhe razão, depois do Comité de Apelo da FIFA ter negado a redução do castigo do agora selecionador de Portugal.

Em entrevista à TVI, o novo selecionador de Portugal explicou os contornos do castigo, depois de ter sido expulso no prolongamento do jogo entre a Grécia e a Costa Rica, dos oitavos-de-final do Mundial2014.

"Penso que o castigo não é justo porque não fiz nada. Já expliquei o que aconteceu, não falei alto, nunca ofendi o árbitro [do Costa Rica-Grécia, dos oitavos-de-final do Mundial2014], nunca pus em causa a FIFA. Na minha opinião o castigo é tremendamente errado, desproporcionado. Acredito que o TAS acabará por me dar razão", disse Fernando Santos, que voltou a explicar os contornos do processo onde foi punido com oito jogos.

"No dia 3 de julho, três dias depois do último jogo no Mundial, a Federação Grega recebeu uma notificação da FIFA a dizer que eu tinha um processo. A mim [a FIFA] nunca me comunicou nada. Segundo sei, terá comunicado ao Fyssas [diretor desportivo], que na altura já nem estava na Federação Grega e ao Ricardo, meu acesso de imprensa, só que nenhum deles tinha contrato com a Federação Grega porque o mesmo tinha terminado. Vim a saber mais tarde que eu tinha apanhado um jogo com a expulsão. Surpresa foi que passado 20 dias, recebi nova informação de que afinal o castigo era de oito jogos. Fiquei depois a perceber a história toda. Tinha de responder até nove de julho", contou.

Caso o TAS mantenha o castigo de Fernando Santos, o selecionador de Portugal pode nunca vir a sentar no banco de suplentes da formação das quinas, isso se Portugal não se apurar para o Euro2016.