A FIFA garantiu hoje que o processo disciplinar a Fernando Santos, suspenso por oito jogos, foi avaliado e decidido “após uma análise detalhada de todas as circunstâncias específicas”.

“O Comité Disciplinar da FIFA decide com base na especificidade de cada caso e após a análise detalhada de todas as circunstâncias específicas”, justificou à agência Lusa um porta-voz da FIFA.

O mesmo porta-voz não quis entrar em outros pormenores, até porque esta decisão, confirmada quarta-feira pelo Comité de Apelo, que rejeitou o recurso de Fernando Santos, “pode ser objeto de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto [TAS]”.

A 04 de agosto passado, a FIFA suspendeu por oito jogos Fernando Santos, por “conduta antidesportiva para com os árbitros” quando ainda comandava a seleção da Grécia, durante o Mundial2014.

Com estes oito jogos de suspensão, o novo selecionador de Portugal vai estar impedido de se sentar no banco em toda a fase de grupos de qualificação para o Europeu de 2016, em França.

A estreia oficial de Fernando Santos no comando técnico da seleção portuguesa será numa eventual segunda mão do “play-off” de apuramento ou no segundo jogo da fase final, se Portugal se qualificar.

Afinal, porque foi castigado Fernando Santos?