O sonho existia já há muitos anos, mas só esta sexta-feira é que Ivo Pinto conseguiu realiza-lo. Ser chamado à seleção de Portugal no novo ciclo iniciado com Fernando Santos é assumido pelo próprio jogador, de apenas 24 anos, como um marco na carreira. Em entrevista ao SAPO Desporto, o lateral luso referiu ainda que as muitas mudanças face à última lista de Paulo Bento são naturais pelas diferenças entre os dois treinadores.

Qual foi o seu sentimento quando soube que o seu nome estava na convocatória da seleção?

Foi algo inexplicável. Foi um sentimento muito bom, para começar. Quem convive diariamente comigo sabe o quão eu desejei que isto acontecesse. Além de ser um sonho meu, era o meu principal objetivo como jogador de futebol profissional poder representar a seleção do meu país. Por isso tudo, foi um sentimento muito forte de alegria enorme e de satisfação por ver o meu trabalho reconhecido.

Ser chamado à seleção era um sonho que já tinha há muito tempo?
O meu primeiro desafio fora de Portugal foi também para me poder mostrar num campeonato não tão forte como o campeonato português, mas tive oportunidade de participar logo na Liga dos Campeões no primeiro ano em que saí do país. Senti que tive de sair do meu país para mostrar a minha qualidade e o meu valor e hoje vejo que não foi uma má opção. As coisas têm corrido muito bem e a prova disso é que entrei no “radar” e fui convocado.

O Ivo é dos jogadores menos conhecidos dos adeptos nesta convocatória. Acha que por isso tem condições para ser uma boa surpresa?
Espero ser uma boa surpresa, sim. Se assumi no ano passado que o meu sonho era chegar à seleção não o ia fazer se não me sentisse preparado para ajudar. Agora há coisas que não posso controlar, como jogar bem ou mal. O que posso garantir é que vou trabalhar ao máximo todos os dias e vou estar 100% preparado para ajudar a minha seleção.

Fernando Santos chamou três jogadores pela primeira vez e fez regressar alguns consagrados. Acha que é um sinal de renovação da seleção?

É normal. Quando muda alguma coisa há sempre mudanças. Não quer dizer que estivesse tudo errado ou tudo certo anteriormente. É um novo treinador, com novas ideias e diferentes das do antigo treinador. Infelizmente correu mal o Mundial 2014 e o primeiro jogo de apuramento para o Euro2016 com a Albânia, senão não estaríamos a falar disto hoje. A convocatória tem muitos jogadores que estavam ausentes há algum tempo e outros casos de estreias, como é o meu caso.

Fernando Santos chamou o Ivo e o Cédric para o lugar de lateral direito e ambos nunca jogaram por Portugal. Está confiante que vai ter uma oportunidade nos dois jogos [frente a França e Dinamarca]?
Eu não estou confiante que vou ter uma oportunidade ou que vou jogar. Conheço o Cédric, partilhámos a maior parte da minha passagem pelos sub-21. Eu e o Cédric vamos dar o máximo e o que for chamado ao onze inicial que esteja preparado e pronto a ajudar a seleção. Vai ser tão bom para mim como para ele. Cédric é um excelente jogador e é sempre bom competir com ele, vai ser bom para a Seleção.

Já falou com o novo selecionador nacional? O que é que ele lhe pediu?

Não, ainda não falei com ele. Só o vou conhecer no estágio.