Rui Águas aplaudiu o regresso de Ricardo Carvalho à seleção portuguesa, depois de cerca de três anos de afastamento com Paulo Bento. O regresso às opções pela mão de Fernando Santos foi acompanhado de um pedido de desculpas pela "deserção do estágio" que ditou a sua ausência na equipa das quinas. Para o agora selecionador de Cabo Verde, essa foi a melhor atitude que o central do Mónaco poderia ter tido.

"O Ricardo Carvalho foi meu jogador, gosto muito dele como jogador e é um rapaz excelente. Errou, pagou por isso, mas eu acho que aquilo que ele fez hoje [ontem] era uma obrigação. Foi uma atitude pela qual devia ter se retratado e fez bem em retratar-se. Há coisas que não se fazem, mas já lá vai. Desejo boa sorte à seleção e a ele em particular", afirmou o treinador português dos 'Tubarões Azuis'.

Em declarações à margem de um treino da seleção cabo-verdiana, Rui Águas elogiou ainda a nomeação de Fernando Santos para o cargo de selecionador de Portugal. "Era uma das opções que tínhamos de crédito. É um homem experiente, com uma experiência semelhante recente e com resultados. Penso que tem tudo para dar certo", frisou.

A seleção de Cabo Verde foi o desafio mais recente do treinador de 54 anos, após uma breve passagem pela Arábia Saudita em 2012/13. Perante a sua primeira experiência numa seleção, Rui Águas assumiu a sua "satisfação" com o que encontrou ao leme dos 'Tubarões Azuis'.

"Estou muito motivado. É claro que é um contexto diferente daqueles que já vivi, mas não é menos interessante. Obedece a outro tipo de trabalho que também é estimulante. É evidente que os resultados também facilitam a minha integração neste contexto e estou animado e contente com a opção que tomei. Espero que no final o objetivo seja alcançado", concluiu.

Com efeito, Rui Aguas estreou-se da melhor maneira à frente de Cabo Verde e somou duas vitórias em outros tantos jogos de apuramento para o CAN'2015, em Marrocos. Moçambique, no próximo sábado, é o adversário que se segue.