Fernando Santos garantiu que não vai deixar de se sentar este sábado no banco de suplentes da seleção de Portugal no jogo com a França, no Stade de France, em Paris.

Face ao castigo da FIFA que lhe foi aplicado e que o vai afastar do próximo desafio oficial com a Dinamarca, na terça-feira, o selecionador nacional quis assegurar que não vai "passar a pasta" a Ilídio Vale no embate de amanhã. "Há uma probabilidade de ainda vir a estar no banco. Amanhã estarei no banco, naturalmente, a acompanhar a equipa, e faz mais sentido que eu esteja perto dos jogadores. A minha relação com o Ilídio [Vale] será igual amanhã no banco à de terça-feira, caso não esteja. Há uma comunhão de ideias que é trabalhada ao longo da semana e é mais importante estar no banco do que ir para a bancada", disse o selecionador luso.

Em declarações prestadas na conferência de imprensa, o técnico, que hoje completa 60 anos, manifestou o seu desejo da prenda ideal. "Se me perguntasses se tinha algum desejo acho que seria este: estar aqui a treinar o meu país. Só me resta pedir a prenda e essa seria vencer estes dois jogos, seria a cereja em cima do bolo. Temos uma grande responsabilidade ao entrar em campo, levamos uma bandeira e um hino. Sei o que é jogar nestes países onde a emigração é muito forte. Naturalmente, terei atenção ao estado físico dos jogadores, mas isso será durante o jogo. No entanto, não irei fazer poupanças", frisou, rematando o raciocínio com o elogio à França: "Teremos pela frente um adversário fortíssimo".

Questionado sobre o protagonismo dos jogadores que regressaram ao fim de algum tempo de afastamento da seleção, como Tiago, Ricardo Carvalho, Quaresma e Danny, o selecionador recusou a ideia de que sejam automaticamente titulares: "Não é esconder o jogo. Convoquei 23 jogadores e todos estão aptos a jogar. Os regressos não significam nada por si só. Significa o mesmo que a vinda de outros, como João Moutinho, Bruno Alves, etc. Todos trabalharam muito bem, o que não me surpreendeu nada. Todos conhecem o profissionalismo destes jogadores. Tenho até algumas dúvidas em relação aos jogadores para amanhã devido a esse trabalho, mas não em relação à estratégia. Essa já está definida", explicou.

A terminar, Fernando Santos reiterou a importância de Cristiano Ronaldo para a Seleção e fundamentou-a com rasgados elogios: "O Cristiano representa para Portugal o que representa para o Mundo. É o melhor jogador do Mundo e é um orgulho para Portugal contar com ele. Conto com a grande ambição e profissionalismo que sempre mostrou. Cristiano ainda tem muito para dar ao futebol", sentenciou.

-