Nicklas Bendtner até nem está numa forma impressionante. Aliás, o avançado não fatura desde 1 de janeiro, dia de um Arsenal-Cardiff em que fez o primeiro de dois golos dos "gunners". Desde então transferiu-se para o Wolfsburgo, em busca de um lugar que lhe permita ganhar o estatuto de estrela que lhe tem fugido e que Bendtner reclama. Ainda não marcou.

Ainda assim, a história ao serviço da seleção dinamarquesa, e em particular diante de Portugal, conta uma história diferente. Em cinco golos disputados frente à seleção das "quinas", Bendtner marcou seis golos. Ou seja, olhando a simples estatística de forma fria, é mais provável o jogador de 26 anos faturar na terça-feira do que ficar em branco.

O primeiro golo aconteceu em setembro de 2006, dia de jogo “amigável” e de surpreendente vitória dinamarquesa. Bendtner fez o 4-2 para a equipa da casa.

Seguiram-se dois golos em jogos de qualificação para o Mundial2010. Em Alvalade, setembro de 2008, a Dinamarca voltou a chocar Portugal, desta vez num jogo a doer. Bendtner marcou aos 84 minutos, anulando a vantagem conseguida por Nani. Deco ainda fez o 2-1 para Portugal, mas golos de Poulsen e Jensen nos momentos finais deram a vitória à Dinamarca em jogo de qualificação para o Mundial2010.

Quase um ano depois, Bendtner voltou a fazer o gosto ao pé, precisamente no estádio que vai receber o duelo de terça-feira. Inaugurou o marcador no final da primeira parte, antes de Liedson fazer o 1-1 final.

Passados dois anos, e no mesmo estádio, o "carrasco" foi o mesmo. Em jogo de apuramento para o Euro2012, Bendtner fez o segundo golo da equipa da casa, garantindo que o golaço de Cristiano Ronaldo ao final do jogo seria infrutífero. A derrota lançou Portugal para o "play-off", onde viria a eliminar a Bósnia para garantir a presença na fase final.

Para finalizar, ou pelos menos até agora, nada como um "bis": foi na fase de grupos do Euro2012 que Bendtner anulou a vantagem de dois golos da seleção lusa, antes de Varela fazer o 3-2 final.

Em 2009, com apenas 22 anos, Bendtner teve a ousadia de dizer isto: "Quero ser o melhor marcador da Premier League, o melhor marcador do Campeonato do Mundo e ser conhecido como um ponta-de-lança de classe mundial". Não aconteceu, mas se há equipa que se tem apresentado como presa ideal para Bendtner, essa equipa é a seleção portuguesa.