A Federação Portuguesa de Futebol divulgou esta quinta-feira novos detalhes relativos ao projeto Cidade do Futebol, que será instalado no Jamor até 2016 e que alojará as seleções portuguesas. Segundo Fernando Gomes, presidente do organismo, o projeto não terá qualquer financiamento público.

"A Cidade do Futebol não terá um cêntimo de financiamento público", garantiu o presidente da FPF, acrescentando que o projeto foi reconhecido pelo Estado português como um "projeto de interesse público". Gomes fez questão de recordar que a FPF não é um organismo público. "A FPF é uma associação privada dotada de utilidade pública. Somos um contribuinte líquido do Estado e temos demonstrado a nossa auto-suficiência".

Fernando Gomes revelou ainda que a própria sede da FPF será instalada no novo complexo desportivo, no Alto da Boa Viagem. "Decidimos incluir no projeto também a sede da FPF e sairemos do centro de Lisboa, local com um custo mais elevado", explicou.

Para finalizar, o presidente revelou ainda que a FPF já garantiu 85% dos fundos necessários para o projeto, sendo os restantes 15% financiados através de fundos próprios da Federação, incluindo a realização de jogos particulares. O custo inicial do projeto era de dez milhões de euros, mas a construção da nova sede da FPF fará o custo ascender até aos 13 milhões. Fernando Gomes acredita, no entanto, que a alienação da atual sede, localizada nas imediações do Largo do Rato, em Lisboa, trará sete milhões de euros para os cofres da FPF.

"Utilizaremos verbas da FIFA e da UEFA na ordem dos seis milhões de euros. Entre estes fundos e a alienação do edifício-sede da FPF completaremos 85% dos fundos necessários", disse Gomes numa conferência realizada na atual sede da FPF e que contou ainda com a presença de Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, e Luís Marques Guedes, Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares.

Nomes como Fernando Santos (selecionador português), Vítor Baía, Fernando Couto e Nuno Gomes também marcaram presença, assim como o autarca de Oeiras, Paulo Vistas.

Foi ainda confirmado que o prazo para a conclusão da obra é abril de 2016.