Fernando Santos abriu às portas da seleção portuguesa a todos os jogadores que tenham qualidade e estejam bem nos seus clubes. O novo selecionador de Portugal já chamou vários atletas que nunca tinham estado no lote de convocados da seleção das quinas, como foram os casos de Raphael Guerreiro, Tiago Gomes ou José Fonte.

Um dos jogadores que podia estar na lista para este duplo confronto com Arménia e Argentina é Tiago Pinto, filho de João Pinto e lateral esquerdo do Rio Ave.

Pedro Martins, treinador dos vila-condenses, disse na segunda-feira, após a vitória sobre a Académica por 3-0, que Tiago Pinto era um dos melhores laterais esquerdos a atuar em Portugal. Um reparo que não passou despercebido a Fernando Santos.

"O Tiago Pinto era uma das três opções que tinha. Optei por outras duas. Pedro Martins transmitiu a sua opinião, respeito. O Tiago podia estar aqui também. Há um lote de jogadores no qual confio em absoluto, mas depois tenho de decidir os 24. Respeito todos os meus colegas, que têm a sua opinião. Estou deste lado, se estivesse do lado do Rio Ave também saberia quem era o defesa esquerdo", respondeu o selecionador à uma pergunta do SAPO Desporto.

O jogo é contra a Arménia mas Fernando Santos vai insistindo que "não serão favas contadas", pelo que é preciso concentração máxima e muito empenho para levar de vencida a formação que já deu muito trabalho à Sérvia e Dinamarca. Sobre a forma como Portugal irá entrar no Estádio do Algarve, Fernando Santos garante que o mais importante é a dinâmica da equipa e não tanto se irá jogar em 4-4-2 clássico, losango, 4-3-3 ou 3-5-2.

"O sistema diz-me muito pouco, o que interessa é a dinâmica da equipa. Vamos defrontar um adversário que joga com cinco defesas, com muita gente atrás da linha da bola. Teremos de encontrar a dinâmica perfeita. Se jogarmos de uma forma muito rígida, com cada um na sua posição, pareceremos uns pinheiros, cada um plantado no seu lugar. Eu quero é dinâmica que permita situações de finalização, que permita recuperar a bola e pressionar os adversários. No futebol não se deve retirar criatividade aos jogadores. Não devemos discutir o sexo dos anjos", atirou.

O jogo Portugal - Arménia está agendado para as 19h45 desta sexta-feira no Estádio do Algarve.