O selecionador de futebol de Portugal, Fernando Santos, elogiou hoje a época do Vitória de Guimarães, segundo classificado da I Liga, a apenas dois pontos do líder Benfica, e o trabalho do seu treinador, Rui Vitória.

"Não me surpreende nada [a temporada do Vitória de Guimarães], o Rui Vitória tem feito um trabalho fantástico à frente do Vitória, mas não é só este ano, há muito pouco tempo ganhou uma Taça de Portugal. Há uma aposta muito forte ao nível da juventude e é bom que se lembrem que o primeiro jogo que eu vi [enquanto novo selecionador] foi um Marítimo-Vitória de Guimarães e por alguma razão foi", disse.

O treinador, que falava na escola Secundária da Póvoa de Lanhoso após um encontro com os alunos, uma iniciativa da Associação de Invisuais do Distrito de Braga, revelou que o próprio ou elementos da sua equipa técnica têm acompanhado com frequência o Vitória e também outras equipas "que estão a apostar fortemente em jogadores nacionais".

"O Rui Vitória sabe que estou muito atento ao que se faz na equipa dele, e noutras também. A partir de janeiro vou passar por todos os clubes e academias para conhecer o trabalho que é lá feito. Portugal, felizmente, está a trabalhar bem ao nível da formação e não são só os três ‘grandes’" e, para Fernando Santos, "o Vitória é, claramente, a prova provada disso".

Respondendo a um repto de uma aluna que o questionou por que não convocava o médio vimaranense André André, respondeu. "Eu conheço o André desde pequenino, porque o seu pai [o antigo jogador do Varzim e do FC Porto André] foi meu colaborador [no FC Porto], tenho muito apreço por ele e tem uma qualidade enorme, mas para o chamar quem é que tiro?", perguntou. "A questão é outra", disse mais tarde aos jornalistas.

"Se pudesse levava 100 jogadores, mas a FIFA não deixa, diz que só posso levar 23 e, a partir do momento em que me é imposto esse limite, tenho que fazer uma escolha, mas ela não é feita de qualquer maneira. Quando deixo um ou outro jogador de fora que, para outras pessoas seria mais normal que estivessem incluídos, não quer dizer que não esteja incluído na minha convocatória mais alargada, mas sou eu quem tem que decidir em função do que é o próximo jogo e de como estão os jogadores em cada momento", disse.

Fernando Santos rebateu ainda a ideia de que tem apostado pouco nos jogadores mais jovens. "Uma demonstração que temos dado é que, neste momento, é uma seleção completamente aberta. Quando falam que recuperei gente, o João Mário também foi recuperado? O Raphael Guerreiro tem quantos anos? O bilhete de identidade para mim não conta para nada", disse.

Recusando comparações com o consulado de Paulo Bento, Fernando Santos frisou a vontade de ganhar o Europeu2016, o que seria uma "alegria suprema".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.