O selecionador português de futebol de sub-17, Filipe Ramos, considerou esta quarta-feira que Portugal "está na luta" e "tem uma palavra a dizer" no apuramento para o Europeu2015, em que terá como adversários Croácia, Sérvia e Azerbaijão.

"Estamos confiantes e queremos estar no Europeu, embora conscientes das dificuldades que iremos ter na qualificação", referiu Filipe Ramos, em declarações ao site oficial da Federação Portuguesa de Futebol, salientando o aspeto positivo de se qualificarem praticamente duas seleções por grupo.

O sorteio realizado esta segunda-feira em Nyon, na Suíça, ditou que Portugal ficará integrado no Grupo 2, disputando com as seleções da Croácia, Sérvia e Azerbaijão o apuramento para a fase final, que se disputará de 6 a 22 de maio, na Bulgária.

Os primeiros classificados de cada um dos oito grupos, assim como os melhores sete segundos (apenas o pior segundo fica de fora) seguem para a fase final do Europeu2015.

"A Sérvia, ainda num passado recente, jogou contra Portugal em fases finais noutro escalão e apresenta sempre equipas difíceis", considerou Filipe Ramos, recordando ainda que "a Croácia pratica bom futebol" e que "a Ronda de Elite vai decorrer no Azerbaijão".

O facto de o apuramento para a fase final ter sido alargado a praticamente duas equipas por grupo é tido pelo selecionador como um aspeto positivo, dado que "abre mais o leque de possibilidades para marcar presença no Europeu2015".

"Teoricamente é mais fácil, porque são apuradas mais equipas, mas para ir ao Mundial será mais difícil, porque também há mais equipas a disputar o Europeu", defendeu Filipe Ramos.

O Europeu2015, que irá contar com 16 seleções, servirá para definir as seis vagas da UEFA no Mundial2015, no Chile, e que serão preenchidas pelos quatro semifinalistas e pelos vencedores de dois "play-off" entre as seleções derrotadas nos quartos de final.

"Estamos na luta, sabemos das nossas qualidades, que temos adversários difíceis, mas também sabemos que nos respeitam, e o que posso dizer é que vamos fazer tudo por tudo para estar no Europeu", disse.

O selecionador espera que os campos que irão receber os jogos de apuramento se encontrem em boas condições, pelo menos ao nível dos recintos nacionais, para que a seleção lusa possa ter facilidade em praticar o seu futebol.

"Na Eslovénia, na primeira fase de apuramento, os campos estavam muito difíceis, o que nos prejudicou, beneficiando claramente as equipas que defrontámos", explicou Filipe Ramos.

Portugal garantiu o apuramento para a Ronda de Elite apenas com vitórias diante de Eslovénia, Irlanda do Norte e Turquia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.