José Mourinho recordou, em declarações ao BT Sport, o momento em que foi convidado por Gilberto Madaíl para assumir o comando técnico da seleção portuguesa na qualificação para o Euro2012. O atual treinador do Chelsea queria acumular o cargo de treinador do Real Madrid com o de selecionador português, mas admite que isso "não seria ético".

"Quis acumular os dois cargos e aceitei. Mas o meu presidente na altura [Florentino Pérez] não autorizou. Depois disso refleti e tenho de concordar que não seria possível desempenhar as duas funções ao mesmo tempo. Nem sequer é ético ter dois trabalhos quando há tantos treinadores desempregados. Não é aceitável", disse Mourinho.

Também a Federação inglesa tentou atrair o treinador português, mas Mourinho rejeitou o convite.

"A minha mulher tinha toda a razão. Adoro o trabalho diário, sentir a pressão, treinar, os jogos, a competição. Lembro-me perfeitamente que o jogo seguinte seria um França-Inglaterra em Paris, um particular, e eu já pensava em quem iria convocar e quem iria jogar. Foi então que a minha mulher me perguntou: Quando é que é o próximo jogo? Dentro de dois meses, respondi. E o que é que vais fazer entretanto? Esquece. Não é trabalho para ti, talvez dentro de 20 anos'", revelou Mourinho.