O coordenador técnico das seleções jovens portuguesas de futebol, Ilídio Vale, acredita que a equipa de sub-20, que este ano vai disputar o mundial da categoria, está preparada para ter sucesso e fazer um grande campeonato.

Ilídio Vale, que em 2011 era o treinador principal da equipa que se sagrou vice-campeã mundial deste escalão, admite que numa competição que começa com o apuramento por grupos, um mau resultado pode ser um fator muito constrangedor, mas, sem definir um objetivo concreto, diz que, em maio e junho, na Nova Zelândia, Portugal estará preparado para fazer um grande mundial.

"Um grande mundial é chegar o mais longe possível e o mais longe possível é chegar a um plano de destaque. Vamos ter de certeza grandes desempenhos individuais e coletivos e vai ser mais um momento em que nos vamos orgulhar de ser portugueses e sermos capazes de projetar o nosso futebol e os nossos jogadores a nível internacional", referiu Ilídio Vale à agência Lusa, à margem de um colóquio sobre futebol realizado hoje em Santarém.

Na fase inicial do mundial de sub-20, Portugal, que integra o grupo C, vai defrontar o Qatar, a Colômbia e o quarto classificado do torneio da Confederação Africana de Futebol, que só será apurado em março. Os dois primeiros do grupo seguem em frente, o mesmo acontecendo com os quatro melhores terceiros classificados dos seis grupos.

Comparando a equipa que vai estar na Nova Zelândia, agora treinada por Hélio Sousa, com a formação que em 2011 só perdeu na final, frente ao Brasil (3-2 no prolongamento), Ilídio Vale, que atualmente é adjunto de Fernando Santos na seleção principal, diz que "esta é uma equipa diferente, composta por jogadores diferentes, mas com muita ambição, muita qualidade e com certeza que fará tudo para conseguir desempenhos relevantes e que orgulhem os portugueses".

O técnico acrescenta que a atual formação de sub-20 é "uma equipa competitiva, que apresenta uma qualidade de jogo agradável, equilibrada no seu todo e capaz de interpretar aquilo que é a identidade de jogo de Portugal".

O mundial de sub-20 disputa-se entre 30 de maio e 20 de junho, na Nova Zelândia. O primeiro jogo dos pupilos de Hélio Sousa tem lugar a 31 de maio no estádio Waikato, em Hamilton, frente à seleção africana que ficar apurada, seguindo-se, a 3 de junho, no mesmo estádio, o encontro com o Qatar. A fase de grupos para Portugal termina a 6 de junho, no estádio Otago, em Dunedin, quando defrontar a Colômbia.

Portugal foi campeão do mundo de sub-20 em 1989 e 1991, este disputado em Portugal, e vice-campeão em 2011.