A seleção portuguesa de futebol de sub-20 defronta o Uzbequistão, a 27 de março, e o Uruguai, a 31, em jogos de preparação para o Mundial da categoria, que decorrerá de 30 de maio a 20 de junho, na Nova Zelândia.

A equipa, orientada por Hélio Sousa, agendou estes particulares, num torneio triangular no âmbito do estágio em Quiaios, de 23 a 31 de março, e que colocará também frente a frente o Uzbequistão ao Uruguai, a 29 de março. As duas seleções qualificaram-se, à semelhança, de Portugal, para o Mundial de sub-20.

De acordo com o programa de preparação, divulgado hoje pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a seleção das ‘quinas’ voltará a estagiar de 20 a 22 de abril, em Rio Maior, antes da concentração final.

Com a convocatória final, Hélio Sousa voltará a juntar a equipa entre 11 e 16 de maio, novamente em Rio Maior, antes de seguir para a Austrália, país vizinho da Nova Zelândia, onde fará a adaptação ao fuso horário (mais 12 horas do que Lisboa).

O estágio australiano acontecerá entre 18 e 26 de maio, período em que a equipa deverá realizar mais dois jogos de preparação, frente a adversários ainda a designar.

Na competição, Portugal estará sediado em Hamilton, cidade em que realizará dois jogos: o primeiro a 31 de maio, frente ao quarto classificado da Taça das Nações Africanas de sub-20 (prova que se inicia a 8 de março) e o segundo a 03 de junho, perante o Qatar.

O último jogo da fase de grupos será frente à Colômbia, a 6 de junho, em Dunedin.

Portugal conta no seu palmarés com dois títulos mundiais de sub-20, conquistados em Riade89 e Lisboa91 e foi finalista vencido em 2011, na Colômbia.

Jogos particulares:

27 mar:

Portugal – Uzbequistão, 16:00 (Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Coimbra).

29 mar:

Uzbequistão – Uruguai, 16:00 (Estádio Municipal da Tocha).

31 mar:

Portugal – Uruguai, 16:00 (Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Coimbra).