Fernando Santos conhece na sexta-feira a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) sobre o recurso ao castigo de oito jogos imposto pela FIFA, uma pena que poderia afastar o selecionador português dos ‘bancos’, no mínimo, um ano.

Com apenas cinco encontros por disputar na qualificação para o Euro2016, a manutenção do castigo afasta Fernando Santos do resto do apuramento e de três jogos da fase de grupos, caso Portugal se apure diretamente, sem passar pelos ‘play-offs’, para a competição que se vai disputar em França.

Atualmente, a seleção portuguesa ocupa o segundo lugar do Grupo I com menos um ponto mas também menos um jogo que a Dinamarca, que lidera. Neste agrupamento, os dois primeiros classificados apuram-se diretamente, enquanto o terceiro disputará o ‘play-off’.

Se a seleção portuguesa falhar o apuramento, este castigo só irá permitir o regresso de Fernando Santos no início de 2017 em plena fase de qualificação para o Mundial2018, um cenário de quase dois anos de ausência.

Ainda como selecionador da Grécia, Fernando Santos foi expulso na partida frente à Costa Rica, nos oitavos de final do Mundial2014, e foi castigado com oito jogos de suspensão pela FIFA, sob acusação de desrespeito ao organismo por não ter saído do campo logo após a expulsão.

Caso aconteça o pior cenário, o selecionador já assumiu que vai ponderar a sua continuidade no cargo, embora acredite que o TAS irá reduzir o castigo.

"Deveríamos ponderar se na realidade tudo deve continuar. Para mim, não está em causa, penso que para o presidente [da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes] também não, mas acho que, se isso viesse a acontecer, devíamos ter claramente um momento para pensar", disse Fernando Santos numa entrevista à TSF.

Também o vice-presidente da FPF Humberto Coelho se mostrou esperançado na redução de um castigo “muito duro”.

"É preciso esperar pelo veredicto de um castigo que, pessoalmente, acho que foi muito duro. Espero que o castigo seja atenuado. Quando contratámos o Fernando Santos, sabíamos a sua situação. Vamos aguardar serenamente e depois veremos. Talvez nem haja necessidade de mudar nada", afirmou o dirigente durante a passagem pela "Formação Contínua de Treinadores", um evento que decorreu na Madeira.

Praticamente certa é a ausência de Fernando Santos do banco de Portugal no encontro de 29 de março frente à Sérvia, no Estádio da Luz, de qualificação para o Euro2016.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.