A seleção portuguesa de futebol de sub-17 venceu esta quinta-feira o Azerbaijão por 3-0 e vai discutir no domingo com a Croácia a vitória no Grupo 2 de qualificação para o Europeu da categoria, que dará a qualificação direta.

Depois de empatar na estreia com a Sérvia (0-0), na terça-feira, a equipa das "quinas" conseguiu hoje, frente a um adversário menos forte, resolver o encontro na primeira parte, com um "bis" de José Gomes e um golo de Moreto Cassamá.

Portugal colocou-se em vantagem logo aos 13 minutos, com Pedro Pereira a cruzar da direita e José Gomes a cabecear para o 1-0, num lance em que o guarda-redes azeri, Popov, ficou mal na "fotografia". Poucos minutos depois, aos 18, o mesmo José Gomes, apareceu desmarcado entre os centrais adversários para fazer o 2-0, após uma abertura de Generoso Correia.

O terceiro golo da equipa portuguesa foi apontado já perto do intervalo, com Moreto Cassamá a marcar aos 36 minutos e dessa forma decidir o jogo muito antes do final e quando ainda havia uma parte para disputar. Portugal esteve por cima do jogo e o Azerbaijão ainda viu o lateral esquerdo Amirli ser expulso, por acumulação de amarelos, no último minuto.

Portugal decidirá no domingo com a Croácia a vitória no Grupo 2 desta ronda de elite. Os croatas lideram o agrupamento, com seis pontos, depois de hoje terem voltado a vencer, batendo por 3-0 a Sérvia, que não tinha ido além de um ‘nulo’ com Portugal na estreia. A Croácia tem assim mais dois pontos do que Portugal e melhor diferença de golos, bastando-lhe um empate na última ronda.

A fase final do Euro2015, a realizar em maio, vai contar pela primeira vez com a participação de 16 equipas, sendo que nesta derradeira fase de qualificação competem 32 seleções para 15 vagas existentes. Juntar-se-ão à seleção anfitriã da Bulgária os primeiros classificados de cada grupo, assim como os sete melhores segundos.

Portugal venceu as três partidas da primeira fase de apuramento diante da Irlanda do Norte (3-0), Eslovénia (1-0) e Turquia (1-0).