Fernando Santos conhece esta segunda-feira a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) sobre o recurso ao castigo de oito jogos oficiais imposto pela FIFA, uma pena que poderá afastar o selecionador português de futebol dos "bancos" um ano.

Ainda como selecionador da Grécia, Fernando Santos foi expulso na partida frente à Costa Rica, nos oitavos de final do Mundial2014, e foi castigado com oito jogos de suspensão pela FIFA, sob acusação de desrespeito ao organismo por não ter saído do campo logo após a expulsão.

Com cinco encontros por disputar na qualificação para o Euro2016, a manutenção do castigo afasta Fernando Santos do resto do apuramento e de três jogos da fase de grupos, caso Portugal se apure diretamente, sem passar pelos "play-offs", para a competição que se vai disputar em França.

Atualmente, a seleção portuguesa ocupa o segundo lugar do Grupo I, com menos um ponto, mas também menos um jogo do que a Dinamarca, que lidera. Neste agrupamento, os dois primeiros classificados apuram-se diretamente, enquanto o terceiro disputará um "play-off".

Se a seleção portuguesa falhar o apuramento, este castigo só irá permitir o regresso de Fernando Santos no início de 2017, em plena fase de qualificação para o Mundial2018, um cenário de quase dois anos de afastamento.

Praticamente certa é a ausência de Fernando Santos do banco de Portugal no encontro de domingo, frente à Sérvia, no Estádio da Luz, de qualificação para o Euro2016.