O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que reduziu de oito para dois jogos de suspensão o castigo aplicado a Fernando Santos, considerou a sanção original da FIFA “excessiva” e que os factos “não foram suficientemente fundamentados”.

“O coletivo confirmou que o sr. [Fernando] Santos teve uma conduta imprópria (...) como os protestos contra o árbitro, lançando dúvidas sobre a sua imparcialidade”, começou por admitir o TAS, na nota

publicada no seu site oficial na Internet.

No entanto, o tribunal considerou que “outros factos imputados pela FIFA” contra Fernando Santos “não foram suficientemente fundamentados”.

“Em consequência, o coletivo considerou a sanção original excessiva e decidiu reduzi-la, impondo uma suspensão de quatro jogos (...) dois deles com pena suspensa por seis meses”, esclareceu o TAS.

Fernando Santos tinha sido suspenso pela FIFA quando era selecionador da Grécia, depois de ter sido expulso frente à Costa Rica, nos oitavos de final do Mundial2014.

Com esta decisão do TAS, Fernando Santos vai falhar os jogos com a Sérvia, no domingo, e com a Arménia, a 13 de junho, ambos do Grupo I de apuramento para o Euro2016, regressando na partida com a Albânia, a 07 de setembro.