A seleção portuguesa de futebol de sub-20 realizou hoje o último treino antes dos jogos particulares com Uzbequistão e Uruguai e o guarda-redes Tiago Sá revelou a concentração e a vontade de estar no Mundial da Nova Zelândia.

“O Mundial da Nova Zelândia [de 30 de maio a 20 de junho] faz diferença de uma forma positiva. Estamos muito concentrados nestes dois jogos, mas também é verdade que já todos nós pensamos em estar nos escolhidos do treinador Hélio Sousa”, revelou hoje o jogador, em declarações ao sítio da FPF.

Para já, Portugal defronta, nesta preparação, o Uzbequistão na sexta-feira, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro, distrito de Coimbra (16:00), e na próxima terça-feira, no mesmo local e à mesma hora, o Uruguai.

Uzbeques e uruguaios, que estarão igualmente no Mundial, defrontam-se no domingo, no Estádio Municipal da Tocha, também no distrito de Coimbra, às 16:00.

“Para irmos ao Mundial temos de estar em forma e temos sempre de dar o máximo. É isso que podem esperar de nós amanhã [sexta-feira], contra o Uzbequistão, e, depois, frente ao Uruguai", adiantou o guarda-redes.

Tiago Sá, de 20 anos, jogador do Sporting Braga B, esteve no Europeu de sub-19, no último ano, no qual Portugal apenas perdeu na final com a Alemanha, com os germânicos a vencerem por 1-0, com um golo do médio ‘benfiquista’ Mukhtar.

“Somos uma geração com bons jogadores e que alia o talento a um coletivo muito forte. A nossa união nota-se na cumplicidade dentro e fora do campo. Tal como no Europeu da Hungria esses fatores virão ao de cima também no Mundial”, defendeu.

Para Tiago Sá, titular na equipa secundária dos bracarenses e suplente na equipa das 'quinas', o aparecimento das equipas B foi benéfico para a seleção e o seu objetivo passa por ser uma das escolhas para a mais importante competição dos sub-20, que Portugal venceu em 1989 e 1991.

“Tenho 30 jogos completos nesta época no Braga B. Estas equipas B vieram ajudar a afirmação dos jovens. A maioria de nós não teria tantos minutos e tanta competição se elas não existissem”, frisou o jogador formado nos bracarenses.

Certa para o guardião é a vontade, encarada como o grande objetivo da temporada, em estar no Mundial e “repetir” a boa campanha que a equipa fez no Europeu.

Nessa fase final, Portugal começou por vencer o seu grupo, à frente da Áustria, Hungria e Israel, e nas meias-finais bateu a Sérvia nas grandes penalidades (0-0, 4-3), perdendo depois na final com a Alemanha.