Portugal e Sérvia encontram-se este domingo (19h45, Estádio da Luz) para dar continuidade a uma ainda curta história, mas já com muito para contar. Este jogo que pode ser decisivo nas contas do grupo I de apuramento para o Euro2016 é apenas o terceiro da história entre as duas seleções, com os anteriores compromissos a remontarem a 2007.

Decorria então a fase de qualificação para o Europeu de 2008 e Portugal e Sérvia não foram além de empates a um golo, tanto em solo lusitano como sérvio. Curiosamente, em ambos os jogos a seleção nacional esteve a ganhar, mas deixou sempre escapar a vantagem e já não encontrou soluções para vencer.

O primeiro jogo aconteceu a 28 de março de 2007, ou seja, fez ontem oito anos. Apesar do tempo que já passou, a equipa das quinas apresenta uma apreciável estabilidade nas escolhas, uma vez que dos 14 jogadores utilizados na partida de Belgrado há cinco entre as escolhas de Fernando Santos para o jogo deste domingo.

Ricardo Carvalho, Tiago, João Moutinho, Ronaldo e Ricardo Quaresma estiveram todos em ação no encontro e até foi o veterano médio do Atlético de Madrid a apontar o golo luso, logo aos cinco minutos. Depois, aos 37 minutos, surgiria o empate dos anfitriões, através do médio Bosko jankovic.

Não passariam nem seis meses até à realização do segundo embate entre os dois países.

Num desafio realizado no Estádio José Alvalade, a 12 de setembro, Portugal e Sérvia voltariam a empatar 1-1, com golos de Simão Sabrosa (11’) e Branislav Ivanovic (88’).

Face ao jogo anterior já não estariam Tiago e Ricardo Carvalho, mas a substituir estes resistentes estaria outro duo: José Bosingwa e Bruno Alves, ambos igualmente presentes na convocatória para o encontro deste domingo. Também do lado sérvio há ‘sobreviventes’, como é o caso de Branislav Ivanovic, o autor do golo em Alvalade e um dos atuais esteios da defesa da seleção de Leste.

Para a breve história entre as duas seleções ficou ainda neste jogo o famoso incidente de Luiz Felipe Scolari, com a defesa do “minino” Ricardo Quaresma face ao sérvio Ivica Dragutinovic, que levou o antigo selecionador de Portugal a envolver-se num confronto com o jogador da Sérvia.

Como curiosidade final, é de salientar que Portugal conseguiu então a qualificação para o Euro2008, na Áustria e Suíça, enquanto a Sérvia ficou pelo caminho. Uma vitória lusa este domingo poderá contribuir de forma decisiva para a repetição deste desfecho em relação ao Euro2016…

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.