Os 11 futebolistas que foram titulares no triunfo (2-1) frente à Sérvia e os três suplentes utilizados foram dispensados pelo selecionador nacional - impedidos que estavam de alinhar face aos africanos, devido aos regulamentos da FIFA, que obrigam a um intervalo de 72 horas entre os jogos -, assim como Pepe, este devido a problemas físicos.

Desta forma, no Estádio Nacional, em Oeiras, o selecionador Fernando Santos vai ter à sua disposição 23 jogadores, incluindo o guarda-redes Marafona, os defesas André Almeida, André Pinto, Paulo Oliveira e Tiago Pinto, os médios Pizzi, Danilo, André André, Adrien, e Bernardo Silva e os avançados Ukra, Rui Fonte, Lucas João e Ivan Cavaleiro, que se juntaram à seleção na noite de domingo.

Rui Patrício, Bosingwa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Eliseu, Tiago, João Moutinho, Nani, Fábio Coentrão, Cristiano Ronaldo e Danny, que foram titulares frente à Sérvia, e os suplentes utilizados Ricardo Quaresma e William Carvalho abandonaram a seleção, por estarem impedidos de alinhar face aos africanos, devido a regulamentos da FIFA. José Fonte também não poderá atuar, mas manteve-se na seleção.

Na terça-feira, Portugal defronta Cabo Verde, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, pelas 20:45, e as receitas do jogo reverterão a favor das vítimas da erupção do vulcão da ilha do Fogo.