Portugal defronta Cabo Verde esta terça-feira no Estoril, num encontro amigável e caráter solidário. Para este jogo com os cabo-verdianos, Fernando Santos irá utilizar os jogadores que não somaram minutos frente a Sérvia no domingo, assim como outros jogadores que convocou especificamente para este encontro. Recorde-se que as receitas do jogo reverterão a favor das vítimas da erupção vulcânica na Ilha do Fogo, Cabo Verde.

Este será o terceiro encontro entre estas duas seleções. Da primeira vez, Portugal goleou em Évora os "Tubarões Azuis" por 4-0, num encontro de preparação antes do Mundial2016. Depois, também de preparação para o Mundial2010, a turma lusa empatou com Cabo Verde a zero bolas na Covilhã. De lá para cá, é bem visível o crescimento da seleção de Cabo Verde, que esteve nas duas últimas edições da Taça das Nações Africanas. Os "Tubarões Azuis" são a 38.ª melhor seleção do Mundo, estando à frente de países como Sérvia, Polónia, Hungria, Escócia, Nigéria e Camarões.

A turma crioula, comandada pelo português Rui Águas, tem vários jogadores que militam no campeonato português, como Kevin (Nacional da Madeira), Gegé (Marítimo), Babanco (Estoril), Ricardo Gomes (V. Guimarães), e outros que já jogaram na Primeira Liga como Fernando Varela, Nuno Rocha, Marco Soares, Platini e Heldon.

Para este jogo com Portugal, espera-se um Cabo Verde em condições de discutir o resultado. Com uma equipa mais entrosada, a turma de Rui Águas deverá dar muito trabalho aos pupilos de Fernando Santos. Apesar de este se tratar de um jogo amigável, todos quererão ganhar, com os jogadores a quererem mostrar serviço. No sábado passado, Cabo Verde venceu o Belenenses por 2-0.

Do primeiro encontro entre estas duas seleções, apenas Ricardo Carvalho, Cristiano Ronaldo e Tiago ainda se mantém na seleção de Portugal. Na preparação para o Mundial2006, Portugal goleou por 4-0 a 27 de maio em Évora, com hat-trick de Pauleta e um golo de Petit. Scolari era selecionador dos lusos, Zé Rui comanda os "Tubarões Azuis". Do lado de Cabo Verde só Marco Soares ainda se mantém na equipa, pelo que será o único das duas seleções a participar nos três jogos.

Ainda em maio mas na preparação para o Mundial2010, Portugal de Carlos Queiroz empatou a zero bolas na Covilhã frente a Cabo Verde orientado por João Deus, atual técnico do Sporting B. Dos jogadores utilizados por Portugal, só Paulo Ferreira, Pedro Mendes, Deco e Liedson já não estão em atividade. Do lado crioulo, o capitão Nando disse adeus a seleção, Lito é adjunto dos "Tubarões Azuis".

Portugal 4-0 Cabo Verde

24 de maio de 2010, 19h30, Covilhã

Portugal: Eduardo; Paulo Ferreira, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Miguel Veloso e Deco; Cristiano Ronaldo, Nani e Liedson.

Jogaram ainda: Miguel, Ricardo Costa, Raul Meireles, Tiago, Danny e Hugo Almeida.

Cabo Verde: Fock; Stopira, Fernando Varela, Nando e Ricardo; Dário, Valter, Marco Soares e Babanco: Lito e Dady.

Jogaram ainda: Vitor Moreno, Tony Varela, Heldon, Zé Luís e Semedo.

Portugal 0-0 Cabo Verde

27 de maio de 2006, Évora

Portugal: Ricardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Fernando Meira e Caneira; Petit, Maniche e Deco; Figo, Cristiano Ronaldo e Pauleta.

Jogaram ainda: Paulo Ferreira, Costinha, Hugo Viaba, Tiago, Simão Sabrosa e Hélder Postiga.

Cabo Verde: Ernesto; Nélson Veiga, Zé Piguita, Nando e Janício; Vitor Moreno, Sandro, Emerson Gabey e Cafú; Lito e Caló.

Jogaram ainda: Veiga, Nené, Marco Soares e Hernâni.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.