A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) entregou hoje ao presidente de Cabo Verde, Jorge Almeida Fonseca, um cheque de 50 mil euros, para apoiar as vítimas da erupção vulcânica na Ilha do Fogo.

A entrega aconteceu no intervalo do jogo particular entre Portugal e Cabo Verde, que os africanos venceram por 2-0, e o valor corresponde à receita integral do encontro realizado no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, precisamente com aquele propósito.

Em representação da FPF, o seu presidente, Fernando Gomes, entregou o cheque simbólico ao presidente de Cabo Verde, num momento testemunhado também pelo líder da federação daquele país, Mário Semedo.

A erupção vulcânica no Fogo, que começou a 23 de novembro de 2014 e que se manteve ativa durante mais de dois meses, destruiu Portela e Bangaeira, os dois povoados de Chã das Caldeiras, obrigando à retirada dos cerca de 1.500 habitantes locais.

A lava destruiu também um pequeno casal no Ilhéu de Losna, uma extensa área de cultivo e infraestruturas económicas, sociais e turísticas locais, prejuízos estimados pelo Governo cabo-verdiano em cerca de 45 milhões de euros.