Portugal defronta hoje Cabo Verde, num encontro particular de futebol em que se vai apresentar sem as suas principais figuras e cuja receita reverterá a favor das vítimas da erupção do vulcão da ilha do Fogo.

No Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, a seleção lusa vai apresentar-se sem os 11 titulares e os três suplentes utilizados no jogo de domingo, com a Sérvia, devido ao regulamento da FIFA, que impossibilita a utilização de um jogador em dois encontros com menos de 72 horas de intervalo entre ambos.

Aqueles jogadores, Cristiano Ronaldo incluído, foram dispensados dos trabalhos da formação portuguesa, assim como Pepe, que, devido a problemas físicos, foi também autorizado a regressar ao Real Madrid.

De acordo com o treino de segunda-feira, totalmente aberto, Anthony Lopes será o guarda-redes, atrás de uma defesa formada por Cedric à direita, Antunes à esquerda e um dupla de centrais composta por Paulo Oliveira e André Pinto.

No meio-campo, aparecem juntos Adrien, André Gomes e João Mário, este último mais adiantado, cabendo as ações ofensivas para Vieirinha e Bernardo Silva, nas alas, e Hugo Almeida como ponto de lança.

Contudo, Vieirinha, um dos ‘sobreviventes’ da convocatória inicial para o jogo de apuramento para o Euro2016 com a Sérvia, que Portugal acabou por vencer por 2-1, saiu ‘tocado’ do apronto e poderá não estar em condições para defrontar Cabo Verde.

Caso se confirme o ‘onze’, Anthony Lopes, Paulo Oliveira, André Pinto e Bernardo Silva vão somar a primeira internacionalização.

O encontro está agendado para as 20:45 e terá arbitragem do romeno Ovidiu Hategan.