A Espanha é o grande obstáculo de Portugal no grupo 1 da ronda de elite que a partir de sexta-feira vai apurar apenas uma das equipas para o Europeu de futebol de sub-19 de 2015, em julho, na Grécia.

Seis vezes campeã da Europa deste escalão, em 13 edições, a Espanha afigura-se como inevitável candidata à conquista do troféu que Portugal nunca ganhou, embora tenha sido finalista duas vezes.

Em 2003, no Liechtenstein, o conjunto luso perdeu a final por 2-0 contra a Itália, enquanto em 2014 o desaire foi por 1-0 contra a Alemanha, nos melhores desempenhos lusos neste escalão.

A Espanha, que compõe o grupo de Portugal juntamente com a anfitriã Geórgia e a Turquia, triunfou na primeira edição, em 2002, seguindo-se êxitos em 2004, 2006, 2007, 2011 e 2012.

A Turquia não tem grande expressão ao nível do futebol jovem, apesar do título Europeu sub-18 em 1992, precisamente contra Portugal, por 2-1, após prolongamento.

Em 2011, no torneio final dos sub-19, falhou as meias-finais no confronto direto com a Sérvia, com quem perdeu, e em 2013 foi terceira do grupo, atrás da Sérvia, França e superando apenas a Geórgia.

A Geórgia tem como melhor desempenho uma única presença no torneio final, em 2013, quando foi última deste grupo, com apenas um empate e duas derrotas.

A seleção sub-19 preparou-se em Rio Maior e partiu hoje para a Geórgia, onde se estreia sexta-feira frente à Turquia, seguindo-se jogos com a Geórgia domingo e com a Espanha a 3 de junho.

O Benfica é o clube que mais futebolistas cede à seleção, com um total de seis, seguindo-se FC Porto com quatro e Sporting com três.

Lista dos 20 convocados:

– Guarda-redes: Joel Pereira (Manchester United/Ing) e João Costa (FC Porto).

– Defesas: Paulo Henrique (Santa Clara), Fernando Fonseca (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Diogo Verdasca (FC Porto), João Serrano (Sporting), Bruno Wilson (Sporting), Jorge Silva (Sporting) e João Lima (Benfica).

– Médios: Gilson Costa (Benfica), Gil Dias (AS Mónaco/Fra), Renato Sanches (Benfica), Pedro Rodrigues (Benfica) e André Horta (Vitória de Setúbal).

– Avançados: Alexandre Silva (Vitória de Guimarães), Flávio Silva (Benfica), Rúben Macedo (FC Porto), Dalcio Gomes (Belenenses) e Jota (Paços de Ferreira).