A seleção portuguesa de sub-20 realizou esta quarta-feira duas sessões de treino intensas em Hamilton, tendo em vista ultimar a preparação para a estreia no Mundial da Nova Zelândia2015, a realizar domingo frente ao Senegal.

De acordo com a nota informativa publicada no sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), as duas sessões de preparação voltaram a ter como tónica dominante, o empenho e a competitividade de todos os jogadores nacionais, em mais um dia de ‘preparação intensa’ para os comandados de Hélio Sousa.

No final do dia, a comitiva fez a apresentação de cumprimentos protocolar perante o Conselho Maori e a Câmara Municipal de Hamilton.

Tomás Podstawski, capitão da equipa, foi confrontado, face a face, com o Haka - uma dança maori habitual nos campos de batalha mas que também serve para celebrar a paz entre tribos.

O Haka é uma demonstração de orgulho, unidade e força dos maori e foi celebrizada pelos All Blacks, a equipa nacional de râguebi do país anfitrião do Mundial.

Em retribuição do sinal de hospitalidade, Pedro Rebocho cantou o hino informal da seleção nacional sub-20, e os agradecimentos formais foram da responsabilidade do chefe da delegação, Carlos Coutada.

No final da sessão, todos os membros da comitiva cumprimentaram o guerreiro maori à maneira local: um encosto vigoroso de narizes em sinal de respeito.

O Mundial de sub-20 disputa-se de 30 maio a 20 de junho, na Nova Zelândia, e Portugal, que venceu a competição em 1989 e 1991, integra o grupo C, juntamente com Qatar, Colômbia e Senegal.