A seleção nacional já habituou os portugueses a sofrerem até ao último jogo em fases de qualificação. No apuramento para o Mundial2010, Euro2012 e Mundial2014, a equipa das quinas foi obrigada a jogar um play-off para conseguir as últimas vagas nos grandes palcos do futebol europeu e mundial.

Contudo, na atual qualificação para o Euro2016, que será realizado em França, os comandados por Fernando Santos estão bem encaminhados, encontrando-se na liderança com nove pontos, em quatro jogos disputados.

Portugal começou mal esta fase, com uma derrota caseira diante da Albânia, mas logo recompôs-se e venceu os três jogos seguintes, contra a Dinamarca, Arménia e Sérvia.

Este sábado dá-se início à segunda volta do Grupo I e a seleção lusa joga em território arménio, país que se encontra no último lugar, com apenas um ponto conquistado.

Em caso de vitória no sábado, em Erevan, Portugal terá praticamente garantido, pelo menos, um terceiro lugar. O atual terceiro classificado, a Albânia, tem sete pontos e a Sérvia (4.ª) tem apenas um ponto. São oito pontos que separam Portugal da seleção sérvia.

Depois do jogo na capital da Arménia, os portugueses têm encontro a 7 de setembro na Albânia, um mês depois recebem a Dinamarca em Braga e terminam na Sérvia a 11 de outubro.

Ainda faltam 12 pontos por disputar, dividido por quatro partidas, mas o modelo de qualificação nunca foi tão fácil. Num grupo de cinco seleções, os dois primeiros têm passagem garantida para a fase final e o terceiro disputará o play-off de apuramento. Recorde-se que o melhor terceiro classificado de todos os grupos qualifica-se diretamente.

Portugal tem via aberta para ser uma das 24 seleções presentes no Europeu de França. Basta não escorregar nos momentos decisivos. O encontro de sábado está agendado para as 20 horas (17:00 de Lisboa), no Estádio Republican, em Erevan.