O Estádio de Genebra, na Suíça, vai receber na terça-feira o 25.º encontro entre Portugal e Itália, num particular em que a seleção lusa de futebol vai tentar somar a sua primeira vitória em quase 40 anos.

Há duas décadas que Portugal vem somando derrotas perante o rival transalpino, num registo que já vai em seis desaires consecutivos, sendo preciso regressar ao longínquo dia 22 de dezembro 1976 para reviver o último triunfo da formação das ‘quinas’.

Num particular realizado no entretanto desaparecido Estádio José Alvalade, Nené marcou dois golos e foi determinante na vitória por 2-1 sobre a Itália, numa equipa que, na altura, tinha nomes como Bento, Humberto Coelho, João Alves e Chalana.

Em jogos oficiais, é preciso recuar ainda mais e passar a barreira do meio século para encontrar um sucesso de Portugal sobre a ‘squadra azzurra’. Aconteceu em 1957, em plena fase de qualificação para o Mundial de 1958, com um resultado de 3-0 no Estádio Nacional, no Jamor.

Sem Cristiano Ronaldo, entretanto dispensado, e num jogo em que as duas equipas devem se apresentar bastante desfalcadas das suas principais figuras, Portugal vai tentar por fim a um série ‘negra’ de resultados perante a Itália, embora as equipas já não se defrontem em jogos oficiais desde o início dos anos 90.

Na luta por um lugar no Mundial de 1994, que se realizou nos Estados Unidos, Portugal perdeu no Porto, por 3-0 e foi a Milão ‘cair’ por 1-0.

A derrota em San Siro foi, talvez, das mais ‘amargas’ da recente história de Portugal, já que a seleção, na altura comandada por Carlos Queiroz, com a conhecida ‘geração de ouro’, entrou em campo a uma vitória de garantir a qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo, mas acabou por perder devido a um golo solitário de Dino Baggio.

O último confronto aconteceu também em solo suíço, mas em Zurique, tendo a Itália batido Portugal, por 3-1.

No Estádio Letzigrund, a 06 de fevereiro de 2008, Luca Toni, Andrea Pirlo e Fabio Quagliarella fizeram os golos dos transalpinos, enquanto Ricardo Quaresma marcou para a seleção portuguesa.

O primeiro encontro entre Portugal e Itália foi disputado a 18 de junho de 1925, com vitória da formação portuguesa, por 1-0, no Lumiar.

O encontro de terça-feira está agendado para as 20:30 (19:30 horas de Lisboa) e terá arbitragem do suíço Stephan Studer.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.