A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) admite a participação de Cristiano Ronaldo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, um mês depois de o jogador competir no Euro2016, em caso de qualificação.

“Depende de vários fatores e um deles é a própria vontade do próprio [Cristiano] Ronaldo. Por isso, teremos que falar com ele”, salientou o ex-futebolista João Vieira Pinto, diretor da FPF, quando questionado em relação ao assunto.

Portugal qualificou-se para o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio2016, ao garantir a presença nas meias-finais do Europeu de sub-21, nas quais passou à final, que disputa hoje frente à Suécia, em Praga.

Com Portugal garantiram o apuramento na zona europeia também a Alemanha, goleada pelos lusos nas meias-finais (5-0), bem como a Dinamarca e a Suécia, com a primeira a perder no acesso à final por 4-1 frente aos suecos.

Nos Jogos Olímpicos cada seleção pode competir com três futebolistas acima dos 23 anos, o que permitiria a inclusão de Cristiano Ronaldo na seleção portuguesa.

A participação do Bola de Ouro pode estar, no entanto, condicionada ao Euro2016, a disputar de 10 de junho a 10 de julho de 2016 e para o qual é expetável que Portugal, que lidera o seu grupo, se qualifique.

Não seria a primeira vez que o jogador do Real Madrid estaria em uns Jogos Olímpicos, depois de ter marcado presença em Atenas2004, nos quais foi eliminado ainda na fase de grupos.

João Vieira Pinto falou hoje à chegada da seleção de futebol de praia, que conquistou o bronze nos I Jogos Europeus, em Baku, acrescentando que há muito tempo pela frente para se analisar a situação.

“Agora temos que nos concentrar no jogo de hoje [final de sub-21 com a Suécia] e tentar trazer a taça para Portugal. Depois haverá muito tempo para discutir isso e muitas outras coisas”, concluiu.