A seleção portuguesa de futebol vai testar sexta-feira num particular com a França, frente à qual perdeu os últimos nove jogos, um novo meio-campo, com vista ao embate a ‘sério’ de segunda-feira na Albânia.

No Estádio José Alvalade, em Lisboa, além procurar encerrar um período de cerca de 40 anos em que perdeu sempre com os gauleses, Portugal vai apresentar um meio-campo totalmente renovado, num teste para o confronto com os albaneses, em Elbasan, de qualificação para o Europeu de 2016.

O selecionador luso, Fernando Santos, vai ter que remodelar o setor intermediário devido à crise de lesões que assolou o setor, com João Moutinho, William Carvalho e Fábio Coentrão, que tinha vindo a ser utilizado nessa posição, ausentes por problemas físicos e Tiago por castigo.

Por essa razão, o selecionador nacional deverá aproveitar o duelo com a França para testar a melhor solução a apresentar três dias depois na Albânia, num jogo que pode deixar Portugal com ‘pé e meio’ no Europeu.

Essa ‘crise' obrigou Fernando Santos a chamar pela primeira vez, na sua ‘era', Miguel Veloso, que era presença habitual com Paulo Bento e que chegou mesmo a estar um ano ausente com a entrada do novo selecionador.

Com três lugares em aberto no meio-campo, o jogador do Dinamo Kiev vai tentar convencer Fernando Santos, assim como Danilo Pereira, André André, Adrien Silva, João Mário e Bernardo Silva.

Depois de ter iniciado a temporada em ‘branco' nos dois primeiros jogos oficiais do Real Madrid, Cristiano Ronaldo vai tentar perante os gauleses marcar o primeiro golo da temporada e reforçar o estatuto de ‘talismã' da equipa.

O ‘capitão’ da seleção nacional tem sido determinante na qualificação para o Campeonato da Europa, com um ‘hat-trick' na Arménia no último jogo oficial (3-2), depois de ter marcado os golos da vitória na Dinamarca (1-0) e na receção aos arménios (1-0), no Algarve.

Ronaldo nunca marcou à França, seleção face à qual Portugal perde consecutivamente desde o 2-0 de 26 de abril de 1975, num particular disputado em Paris. Essa série negra inclui as meias-finais dos Europeus de 1984 e 2000 e do Mundial de 2006.

Em solo luso, o cenário é ainda mais ‘devastador’, com o último sucesso a remontar a 14 de abril de 1946, no Estádio Nacional, por 2-1.

O último confronto entre as duas seleções aconteceu praticamente há um ano, a 11 de outubro, em Paris, num particular que marcou a estreia de Fernando Santos no comando da equipa das ‘quinas’ e que terminou com novo triunfo gaulês, dessa vez por 2-1 – Ricardo Quaresma marcou de penálti.

Contudo, desde essa data muito mudou na seleção portuguesa, com a quase garantida qualificação para o Euro2016 e triunfos históricos em particulares com a Argentina (1-0) e sobretudo, mais recentemente, a Itália (1-0), adversário que também não vencia há muito (desde 22 de dezembro de 1976).

O 24.º embate entre Portugal e França realiza-se esta sexta-feira, no Estádio José Alvalade, às 19h45, num duelo que será arbitrado pelo holandês Danny Makkelie.