A Albânia vai receber hoje Portugal em ambiente de festa, numa altura em que a 'águia de duas cabeças' está perto da qualificação para a fase final do Euro2016 de futebol, algo inédito na história do país.

Por essa razão, a receção à formação lusa está a criar grandes expetativas numa nação que sempre viveu fervorosamente a sua seleção, agora ainda mais com a possibilidade de, pela primeira vez, poder aparecer no grupo das equipas mais importantes da Europa.

"Vamos ganhar 2-1. Não tenho dúvidas", disse à agência Lusa um dos milhares de albaneses que cedo rumaram a Elbasan e cedo começaram a fazer festa no centro desta cidade, localizada a cerca de 50 quilómetros da capital Tirana.

Com muito dança e cerveja à mistura, praticamente todos os albaneses aparecem vestidos a rigor para a ocasião, com o vermelho cor de sangue que envolve a tal águia de duas cabeças, símbolo do país, em bandeiras, camisolas, cachecóis e até pintado nas faces.

"Não temos muito e o futebol tem trazido felicidade. Estou a viver algo que sempre sonhei", disse outro dos adeptos locais à Lusa.

Entre o 'mar' vermelho criado no centro de Elbasan, e que foi aumentando com a aproximação da hora do jogo, foi possível vislumbrar algumas 'manchas' brancas, tudo por causa de Cristiano Ronaldo e da camisola do Real Madrid.

Como tinha acontecido, por exemplo, na Arménia, na última deslocação da seleção lusa, muitos dos adeptos locais vestiram a camisola número 7 que o jogador português utiliza na formação espanhola.

"Quero a vitória da Albânia claro, mas gosto do Ronaldo. É o melhor e vê-lo jogar ao vivo é algo fantástico e que se calhar numa mais me vai acontecer", referiu à Lusa um adepto albanês, que vestia com orgulho as cores 'merengues'.

Tal como aconteceu no treino da seleção portuguesa em Tirana, no domingo, existe muita presença policial junto ao Arena Elbasan, área que antes do encontro estava a ser sobrevoada por dois helicópteros, também pertencentes às forças de segurança.

Nos prédios que se encontram no local é possível identificar a existência de vários 'snipers', situação que terá também a ver com a presença do primeiro-ministro albanês, Edi Rama, que vai assistir ao encontro.

Portugal partiu às 12:00 de Tirana e chegou a Elbasan após quase uma hora de viagem, num trajeto de 50 quilómetros, parte feito em montanha, com a presença constante da bandeira albanesa, pintada nas estradas, curvas e túneis.

A seleção lusa lidera o grupo I de qualificação para o Europeu do próximo ano, que se vai disputar em França, com 12 pontos, mais um do que Dinamarca e Albânia, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O Albânia-Portugal está agendado para as 20:45 locais (19:45 horas de Lisboa) e terá arbitragem do sueco Jonas Eriksson.