A Dinamarca empatou hoje a zero na deslocação à Arménia, resultado que impede Portugal de garantir já hoje um lugar na fase final do Europeu de 2016, mesmo que vença na Albânia, em encontro do Grupo I.

Com o ponto conquistado em Erevan, a formação nórdica passou a contar os mesmos 12 de Portugal, mas com sete encontros disputados, o que significa que só lhe falta realizar um, precisamente em solo luso (08 de outubro).

Em caso de triunfo em Elbasan, a formação comandada por Fernando Santos fica a apenas um ponto de uma sexta fase final consecutiva do Europeu, sendo que, além do embate com os nórdicos, ainda se desloca, a 11 de outubro, à Sérvia.

Se empatar na Albânia, então Portugal permanece isolado na liderança do agrupamento, com 13 pontos, contra 12 da Dinamarca (com mais um jogo) e dos albaneses. Bastaria o empate com os nórdicos ou um triunfo em Belgrado.

No cenário de derrota, a Albânia seria a nova líder do Grupo I, com 14 pontos, contra 12 de Portugal e da Dinamarca, sendo que continuaria a bastar à formação lusa empatar com os nórdicos, que bateu fora por 1-0.

Perdendo também com os dinamarqueses, Portugal poderia, na pior conjugação de resultados, ser relegado de imediato para o ‘play-off’, mesmo antes de jogar na Sérvia.

As duas primeiras classificadas seguem diretamente para a fase final do França’2016, juntamente com o melhor terceiro, enquanto os restantes terceiros disputam um ‘play-off’.