A seleção portuguesa de futebol, na máxima força, pode hoje festejar o apuramento direto para o Euro2016, caso não perca frente à Dinamarca, em jogo da penúltima jornada do grupo I.

No Estádio Municipal de Braga, um empate perante os nórdicos será suficiente para Portugal reservar já um lugar no Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França. A vitória deixará definitivamente a equipa lusa no primeiro lugar do agrupamento.

Mesmo perdendo, a seleção lusa pode assegurar um lugar no campeonato da Europa, o que acontecerá se a Albânia não vencer na receção à já afastada Sérvia, num embate que, a exemplo do português, tem início às 19:45 (em Lisboa).

Caso a formação das ‘quinas’ não perca ou os albaneses não ganhem, Portugal alcançará a nona qualificação consecutiva para a fase final de uma grande competição e 13.ª presença da sua história entre Europeus e Mundiais.

Perante a Dinamarca, que está obrigada a vencer para ainda poder alcançar o apuramento direto, a seleção portuguesa tem todos os 24 jogadores convocados, o que permite a Fernando Santos apresentar o seu melhor 'onze', excluindo Vieirinha, que está lesionado e nem foi chamado.

A principal dúvida aparece no lado direito da defesa, com Cedric e Nélson Semedo a serem candidatos a assumir o lugar de Vieirinha, embora, à partida, o jogador do Southampton, bastante utilizado nesta campanha, parece ganhar a corrida ao lateral do Benfica, estreante.

A inclusão de Fábio Coentrão, na defesa ou a meio-campo, outro dos 'mistérios' para o duelo com a Dinamarca, num 'onze' em que é quase certo os regressos de Tiago e de João Moutinho.

Sendo assim, Portugal deverá apresentar-se com Rui Patrício na baliza, Cedric (ou Nélson Semedo), Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Eliseu (ou Fábio Coentrão) na defesa, Tiago, João Moutinho e Miguel Veloso (ou Fábio Coentrão) no meio-campo e Danny, Nani e Cristiano Ronaldo na frente.

.

Três dias depois do duelo com a Dinamarca, Portugal desloca-se a Belgrado para defrontar a Sérvia, naquele que será o seu último jogo no grupo I.

Portugal lidera o agrupamento com 15 pontos, mais três do que a Dinamarca, segundo classificado, e mais quatro do que a Albânia, terceiro.

O Portugal-Dinamarca, que tem início marcado para as 19h45, vai ser arbitrado pelo inglês Mark Clattenburg.