O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, agradeceu esta sexta-feira publicamente no aeroporto Sá Carneiro ao selecionador Fernando Santos a qualificação para o Euro 2016, que ontem foi conseguida com uma vitória sobre a Dinamarca.

Fernando Gomes diz que este objetivo te muito da “personalidade”, “querer” e intervenção do técnico.

“Não posso deixar, também, de dar uma palavra de agradecimento em relação ao que o treinador Fernando Santos ontem [quinta-feira] afirmou sobre a Federação Portuguesa de Futebol. Em setembro de 2014 não passámos por um momento particularmente fácil, tínhamos a consciência que o castigo aplicado ao Fernando Santos era injusto e, portanto, a nossa decisão naquele momento foi tomada com riscos, como todas, mas acima de tudo com a consciência plena daquilo que era o verdadeiro treinador, a verdadeira pessoa do Fernando Santos e a quem, naturalmente, todos nós temos de estar agredecidos pelo que fez este ano por aquilo que conseguimos concretizar e que tem muito da sua personalidade, muito do seu querer, muito da sua intervenção”, afirmou.

O dirigente ressaltou ainda o facto de Portugal ter garantido pela sexta vez consecutiva a presença num Europeu e, desta vez, sem ter de “recorrer à calculadora”.

“Pela primeira vez desde há muito tempo atingimos a fase final do Euro'2016 sem necessidade de recorrer à calculadora e de jogar play-offs. Pela sexta vez consecutiva estamos numa fase final de um Europeu e pela nona vez consecutiva numa fase final se contemplarmos tanto Europeus como Mundiais. Portugal é uma das cinco seleções que tem presença consecutiva nas últimas cinco edições de Europeus. Ombrear com potências como a Alemanha, a Espanha, a França e a Itália expressa o enorme valor que o futebol português tem tido”, acrescentou.

Portugal cumpre agora calendário em Belgrado, defrontando a Sérvia no último jogo de qualificação para o Euro 2016.