Portugal, sem Cristiano Ronaldo, Tiago, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão, despede-se domingo da fase de qualificação para o Euro2016 de futebol, com um encontro na Sérvia, num duelo entre duas seleções com tudo resolvido no Grupo I.

Em Belgrado, com o apuramento e o primeiro lugar do agrupamento garantido, a seleção lusa vai ‘cumprir calendário’ frente a uma formação sérvia que cedo ficou arredada da possibilidade de marcar presença em França no próximo ano.

Mesmo assim, Portugal terá a oportunidade de alcançar a sua primeira vitória na capital sérvia e o sétimo triunfo consecutivo no Grupo I, mas terá que o conseguir com um ‘onze’ que estará longe da habitual, face às baixas já confirmadas.

Ronaldo, Tiago e Ricardo Carvalho foram dispensados logo após o triunfo de quinta-feira sobre a Dinamarca (1-0), que selou o apuramento luso para o Euro2016, enquanto Fábio Coentrão saiu dos eleitos sexta-feira, devido a lesão.

Para fazer face a estas quatro baixas, Fernando Santos chamou apenas dois jogadores, o avançado Rui Fonte, jogador do Sporting de Braga, que já trabalhou com a seleção, mas nunca somou qualquer internacionalização, e o defesa lateral Ricardo, que atua no Nice e é uma estreia absoluta.

O selecionador luso deverá aproveitar o jogo de Belgrado para experimentar algumas soluções, rodar jogadores e também começar já a preparar a participação de Portugal no próximo campeonato da Europa.

Fernando Santos, que sucedeu a Paulo Bento, está, para já, 100 por cento vitorioso em jogos oficiais desde que tomou conta da formação das ‘quinas’, há um ano, e terá em Belgrado também o objetivo de manter esse registo.

Do outro lado, estará uma Sérvia que não marca presença na fase final de um Europeu desde 2000, ainda como Servia e Montenegro, mas que promete voltar a ser uma força poderosa no ‘velho continente’, depois de recentemente se ter sagrado campeã da Europa de sub-19 e campeã mundial de sub-20.

Quinta-feira, enquanto Portugal se qualificava para a fase final, a Sérvia impediu a Albânia de seguir idêntico caminho, ao vencer em Elbasan por 2-0, com dois golos nos descontos, apontados por Aleksandar Kolarov e Adam Ljajic.

No jogo realizado em Portugal, mais precisamente no Estádio da Luz, a 29 de março de 2015, a seleção lusa vencer por 2-1, com tentos de Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão e resposta, pelo meio, do ex-benfiquista Nemanja Matic.

Portugal lidera o Grupo I, com 18 pontos, mais seis do que a Dinamarca, segundo classificado, e mais sete face à Albânia, terceira, que pode alcançar o apuramento direto caso vença na Arménia, em partida agendada também para domingo.

Na despedida, a seleção lusa defronta domingo a Sérvia, no Estádio FK Partizan, em Belgrado, num duelo agendado para as 18h00 locais (17h00 em Lisboa).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.