João Moutinho materializou este domingo o segundo triunfo consecutivo da seleção portuguesa de futebol, ao marcar na Sérvia (2-1), três dias depois de ter selado o triunfo face à Dinamarca (1-0).

Em quatro dias e dois encontros do Grupo I de apuramento para o Europeu de 2016, o jogador do Mónaco marcou, assim, tantos golos pela formação das ‘quinas’ como os que havia apontado nas primeiras 79 internacionalizações ‘AA.

No encontro de hoje, João Moutinho entrou aos 70 minutos, para o lugar de Miguel Veloso, e marcou o golo da vitória, aos 78, depois de Zoran Tosic, aos 65, ter anulado a primeira vantagem lusa, conseguida com um tento de Nani, aos cinco. Quinta-feira, o médio formado no Sporting tinha sido titular face à Dinamarca e marcado o tento da vitória, aos 66 minutos.

João Moutinho apontou o seu primeiro golo por Portugal ao 13.º jogo, quando ainda representada os ‘leões’, o seu clube de formação, o que aconteceu até 2009/10.

A 31 de maio de 2008, no Estádio do Fontelo, em Viseu, o então jovem jogar de 21 anos inaugurou o marcador aos 19 minutos, frente à Geórgia. Simão Sabrosa marcaria o 2-0 final aos 45, na transformação de uma grande penalidade.

Depois desse tento, num embate de preparação para o Europeu de 2008, João Moutinho só voltou a faturar a 07 de outubro de 2011, na sua segunda época pelo FC Porto e ao seu 37.º encontro como internacional ‘AA’.

No Estádio do Dragão, no Porto, o ‘8’ luso apontou o quarto golo de Portugal frente à Finlândia, em encontro do Grupo H de apuramento para o Europeu de 2012.

Nani, aos 13 e 21 minutos, e Hélder Postiga, aos 44, colocaram Portugal a vencer por 3-0 ao intervalo, mas, no início da segunda metade, um ‘bis’ de Hallgrímur Jonasson (48 e 68) fez perigar a vitória lusa.

João Moutinho ‘descansaria’, porém, o Dragão, com um golo aos 81 minutos, para, aos 87, o agora benfiquista Eliseu - que hoje fez o passe para o médio marcar - rubricar o 5-3 final.

Agora, com dois golos em quatro dias, o médio do Mónaco passou a somar quatro, igualando, entre outros, no 54.º posto da hierarquia, Jaime Graça, Rui Barros, Vítor Paneira, Petit, o luso-brasileiro Liedson, Danny e Ricardo Quaresma.

A tabela é liderada por Cristiano Ronaldo, que soma 55 golos, contra 47 de Pauleta e 41 do ‘rei’ Eusébio. Nani soma 16 e segue agora isolado no 12.º posto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.