Fernando Santos anunciou hoje a convocatória para os jogos particulares da Seleção com a Rússia e o Luxemburgo e vincou a ideia de que o arranque para o Euro2016 começou esta sexta-feira. "Hoje é o primeiro dia do Euro", atirou o selecionador, logo a abrir a conferência.

O técnico explicou de seguida o seu raciocínio e lembrou que estes dois desafios se integram num espírito de gestão do lote de jogadores. "Felizmente para nós podemos aproveitar em novembro para jogar jogos que já nos dizem claramente que este é o primeiro do Euro. Infelizmente, no passado nem sempre foi assim. Já estamos no Euro e há que começar a pensar nele", resumiu o selecionador em conferência de imprensa realizada na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa.

Questionado sobre as diversas novidades que apresenta nesta lista para os dois desafios particulares, Fernando Santos salientou o vasto número de jogadores ao seu dispor. "Tenho um lote de jogadores que não se limita a 23. Há um leque alargado de jogadores em que confiamos e que observamos. Isto não é mais nem menos que a prova provada disso. Poderiam estar aqui outros. Não me é muito importante falar de quem está e quem não está. Todos percebem que o Cristiano é indiscutível, mas a minha opção foi por estes. A convocatória prova que é possível ter um leque alargado. São dois jogos importantes para nós", sublinhou.

"O importante é que daqui a alguns meses vamos ter a fase final e é com estes que vou ver agora como as coisas vão funcionar", afirmou Fernado Santos, explicando ainda as chamadas dos jovens Gonçalo Guedes e Lucas João: "São jogadores que fazem parte deste lote."

No entanto, o selecionador recusou considerar que esta nova geração que está às portas da seleção A seja a melhor de sempre. "Nunca me atreveria a dizer algo semelhante, porque isso seria passar um atestado negativo a quem passou nos últimos anos. Portugal sempre teve enormes jogadores. Se acho que o futuro está assegurado? Está, sempre esteve. O futuro vai-se construindo naturalmente e neste momento podemos dizer que as portas estão abertas. O leque de opções é maior", concluiu.

A seleção nacional mede forças com a Rússia e o Luxemburgo nos dias 14 e 17, ambos fora de Portugal.