Fernando Santos convocou mais de meia centena de futebolistas, incluindo duas dezenas de estreantes, desde que se tornou selecionador português, numa altura em que começou a contagem final para os 23 que vão estar no Euro2016.

Desde que assumiu o cargo em setembro do ano passado, o técnico luso já escreveu na lista de convocados 53 nomes diferentes e foi responsável pelo ingresso de 21 ‘caras novas’ nos treinos da equipa, com Gonçalo Guedes e Rúben Neves a serem as mais recentes novidades na principal formação das ‘quinas'.

O selecionador nacional tem pouco mais de seis meses, até 31 de maio de 2016, para decidir os 23 jogadores, incluindo três guarda-redes, que vai levar consigo para França, onde vai tentar dar a Portugal o primeiro título da sua história, objetivo já assumido pelo próprio técnico de 61 anos.

Pela campanha que Portugal realizou no Grupo I de qualificação para o Europeu, em que ganhou o agrupamento com um recorde de sete vitórias consecutivas, é fácil perceber que Fernando Santos cedo criou um ‘núcleo duro', comandado, claro, pelo ‘capitão’ Cristiano Ronaldo.

Começando pelos guarda-redes, Rui Patrício, Beto e Anthony Lopes parecem ter lugar assegurado no Europeu, embora Eduardo, Ventura e até Marafona possam até lá sonhar com a sua inclusão no grupo.

Na defesa, as dúvidas aparecem sobretudo nas laterais, já que Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Pepe e José Fonte deverão ser os centrais, enquanto Luís Neto, Paulo Oliveira e Daniel Carriço aparecem prontos a serem chamados, caso seja necessário.

Na direita, Cedric, Vieirinha, Bosingwa e, mais recentemente, Nélson Semedo prometem complicar a vida a Fernando Santos, enquanto no lado esquerdo Fábio Coentrão e Eliseu parecem ganhar claramente a corrida, embora Raphael Guerreiro e Antunes estejam à espreita.

Tiago, João Moutinho, mais recuados, e Bernardo Silva e Danny, estes com tarefas mais ofensivas, aparecem como unidades fundamentais na estrutura do selecionador no meio campo, num setor com muitos concorrentes, sendo o mais recente Rúben Neves.

Além do jogador do FC Porto, também Danilo, William Carvalho, André André, João Mário, Miguel Veloso, André Gomes, Adrien têm possibilidades de convencer o selecionador nacional a incluir o seu nome no lote final.

Na frente, Cristiano Ronaldo e Nani já têm quarto reservado no Domaine de Bellejame, local escolhido para estagiar durante a competição, assim como Éder e Ricardo Quaresma que, embora menos utilizados durante o apuramento, estiveram sempre nas escolhas no selecionador nacional e, algumas vezes, foram até elogiados em público pelo técnico.

Com menos opções no ataque do que em outros setores, Fernando Santos chamou recentemente Nélson Oliveira, Lucas João e o estreante Gonçalo Guedes, com os três jogadores a terem oportunidade de persuadir o selecionador já nos particulares com Rússia e Luxemburgo.

Na campanha de qualificação para o Euro2016, Hélder Postiga, Hugo Almeida e Varela chegaram a ser utilizados, mas dificilmente estarão na fase final da competição.