Os golos de André André e Nani foram suficientes para Portugal regressar esta noite aos triunfos, ao bater fora de portas, num jogo particular, a seleção do Luxemburgo, por 0-1.

Numa partida marcada pelas inúmeras opções testadas pelo selecionador Fernando Santos, que apostou hoje de início em nomes menos habituais no onze, como Anthony Lopes, Raphael Guerreiro, Rúben Neves, Rafa ou Lucas João, a vitória foi confirmada apenas nos derradeiros minutos do jogo, após uma larga e ineficaz superioridade lusa.

O péssimo tempo, com muita chuva e vento, que se fez sentir no Luxemburgo terá também condicionado a prestação da seleção portuguesa, que esteve longe de uma exibição brilhante, mas foi ainda assim competente e séria, valores aos quais só faltou juntar maior acerto na baliza. Porém, este foi igualmente o primeiro triunfo por mais do que um golo em 18 jogos consecutivos, ou seja, ainda antes do Mundial 2014, no Brasil.

Portugal mostrou desde cedo ao que vinha e ameaçou logo aos dois minutos, por intermédio de André André. Rafa e Bernardo Silva eram os elementos mais dinâmicos no ataque português, hoje liderado pelo jovem Lucas João. Contudo, as oportunidades que se criavam acabavam invariavelmente nas mãos do guardião do Luxemburgo ou perdiam-se pela linha de fundo.

Tudo isso mudou aos 31 minutos, quando o médio do FC Porto, que fora o primeiro a tentar a sua sorte, conseguiu finalmente assinar o golo para Portugal. Uma boa jogada do ataque luso e a assistência perfeita de Vieirinha consumou o 0-1 para Portugal. Uma vantagem justa e até curta para o domínio português no primeiro tempo.

Na segunda parte, o Luxemburgo voltou com maior agressividade e disposição de complicar a vida à equipa comandada por Fernando Santos, apostando sempre no contra-ataque. No entanto, tal não mudou a disposição lusa, que continuou a controlar o jogo e a falhar golos.

O selecionador continuou com a sua gestão de testes e experiências, mexendo várias peças, mas foi com um velho conhecido e já veterano Nani que encontrou o caminho da baliza.

Com efeito, foi preciso esperar praticamente pelo fim do encontro para Portugal chegar ao 0-2, numa execução perfeita de um livre do extremo do Fenerbahçe, que enganou os luxemburgueses.

Portugal regressa assim aos triunfos e segue a preparação rumo ao Euro2016.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.