Na véspera de ficar a conhecer os adversários da fase final do Euro2016, Fernando Santos disse que “é um momento importante na caminhada portuguesa” e garante que “ninguém deseja ter Portugal” pela frente.

"É um momento muito importante porque vamos saber quais as três equipas que vamos apanhar na fase de grupos. Vamos poder prepará-la com antecedência. Acredito que não sejamos um adversário desejado. Nenhuma equipa nos escolheria Portugal se pudesse escolher. A nós ou a outra equipa do primeiro pote. Para algumas seleções mais valia não haver potes e o sorteio ser livre, mas sabemos que não pode ser assim", disse o selecionador de Portugal, em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Futebol.

"Acho que todos nos respeitam, sabem que somos difíceis e vão-nos abordar com o mesmo respeito com o qual os vamos respeitar os outros. Acreditamos em nós”, acrescentou.

Sobre a escolha do conjuntos de jogadores que irá levar para França, Santos foi evasivo.
"A escolha irá recair sobre os que eu penso que podem representar bem Portugal. É um lote só de 23 e isso vai ser a dificuldade da escolha. Em quase todos os setores vão ficar alguns jogadores de fora que poderiam também fazer parte do grupo. Isso vai acontecer sempre e as escolhas têm a ver com o equilíbrio da equipa consoante o plano de jogo que eu tratar. Há sempre alguns ajustes consoante os adversários, especialmente no plano defensivo”, explicou.