O selecionador nacional está em França para visitar o local onde a comitiva portuguesa vai fixar 'residência' durante o Europeu de 2016, e em declarações à imprensa portuguesa garantiu que a reserva do Centro de Estágio de Marcoussis está feita até dia 10 de julho, mas que só espera regressar a Portugal no dia seguinte, após a festa do título.

Fernando Santos considerou também que o local de estágio da Seleção Nacional será fundamental para trabalhar durante um período muito intenso de competição, e que o Centro de Estágio de Marcoussis reúne as condições ideais para as necessidades de uma equipa onde joga 'o melhor do mundo'.

"Foi uma escolha que procurámos fazer cedo. Antes ainda de ter saído no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol fizemos uma visita aqui em fevereiro. Era um local que conhecíamos, sabíamos que, teoricamente, à partida teria excelentes condições porque é onde trabalha todas as seleções nacionais de râguebi de França, que como se sabe é um desporto que em França concorre claramente com o Futebol", começou por dizer Fernando Santos sobre o 'quartel general' de Portugal em solo francês.

Não é o Centro de Estágios que vai ganhar jogos, mas ajuda

"Depois de fazermos essa primeira visita verificamos que sim, correspondia às expectativas, e obviamente que temos acompanhado. Estamos cá a terceira vez, há sempre alguns detalhes que são importantes e que procuramos afinar de maneira a reunir todas as condições que são importantes para um estágio de uma equipa que vem ao Euro com um objetivo claro: que é o de procurar alcançar o êxito. Obviamente que o estágio não vai ganhar jogos, não é o centro de estágio que vai ganhar os jogos, são os jogadores que vão ganhar, mas tem alguma influência, tem uma influência positiva desde que bem trabalhados, e que possam corresponder aquilo que nós queremos, que é termos excelentes condições de trabalho, excelentes condições de recuperação, que são muito importantes porque na fase dos jogos vai ser mais recuperar do que propriamente trabalhar a nível do treino. E isso é muito importante, e acho que há excelentes condições nessas áreas, e também um sítio agradável aos jogadores também, um sítio com um espaço aberto para fora para que eles possam circular e não estar sempre dentro do hotel. Penso que nesse aspecto reúne muitas condições, não é o luxo dos luxos, mas também não é isso que se pretende, nós não viemos para aqui passar férias, para isso podíamos ir para uma ilha parasidíaca. Viemos para aqui para termos todas as condições, mas ao mesmo tempo também termos a tranquilidade e serenidade necessária, o tempo para fazermos tudo ao mesmo tempo, por um lado desfrutarmos não estarmos presos e ao mesmo tempo para estarmos sossegados.", acrescentou o técnico nacional sobre o espaço situado nos arredores de Paris.

Quem tem o melhor do mundo, está obrigado a ter privacidade também

"A privacidade é importante, ainda para mais quando tens o melhor jogador do mundo, obviamente que a privacidade é sempre importante, e mais aqui até em França, e sei que isso vai acontecer e peço muito apoio do nosso público, os imigrantes que aqui estão nesta zona, queremos que eles estejam connosco, queremos que nos apoiem, faremos tudo para lhes dar uma alegria, mas obviamente que com tão pouco tempo e espaço entre os jogos é necessário para nós equipa técnica e jogadores algum retiro e privacidade, não queremos privar ninguém da selecção portuguesa mas todos têm de entender que há momentos em que vamos precisar dessa privacidade", frisou Fernando Santos.

Já em jeito de conclusão, Fernando Santos revelou que a FPF tem reserva até dia 10 de julho, mas que só espera regressar a Portugal no dia seguinte após a final do Europeu 2016.

"O nosso objetivo é ganhar e temos isto reservado até dia 10 de julho, dia da final, e acreditamos que vamos cá ficar até dia 10, até dia 11, que eu quero regressar no dia 11 depois de fazer a festa", frisou Fernando Santos.

O selecionador de Portugal, Fernando Santos, esteve entre quarta e quinta-feira em França a ultimar os pormenores do estágio da seleção portuguesa, bem como a conhecer as cidades onde a equipa das quinas irá jogar.

Confirme as fotos do Centro de Estágios de Marcoussis