A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai a votos a 04 de junho, num ato eleitoral para o qual Fernando Gomes é para já o único candidato, mas até à eleição vão decorrer vários momentos de votação.

A configuração da Assembleia-Geral adequada ao Regime Jurídico das Federações Desportivas totaliza 84 delegados, todos com direito de voto na reunião magna eleitoral.

Destes, 29 são já conhecidos, uma vez que são os presidentes dos 29 sócios da FPF, casos das 22 associações distritais e regionais, Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Associação Nacional Enfermeiros e Massagistas Futebol (ANEDAF), Associação Nacional de Dirigentes de Futebol (ANDIF) e Associação Nacional de Médicos do Futebol (AMEF).

Os 29 sócios representam 34,5% do universo eleitoral, enquanto os restantes 65,5% decorrem dos 55 delegados eleitos como representantes dos intervenientes (clubes, jogadores, treinadores e árbitros) dos vários escalões (profissionais, amadores e distritais). Neste processo, são também escolhidos 55 suplentes.

O processo de eleição para estes lugares já decorre, sendo que os 20 delegados dos clubes das competições (23,8%) vão ser eleitos no seio da LPFP, à semelhança do que ocorre nas estruturas de classe (SJPF, ANTF e APAF), que vão eleger cinco delegados cada, representando, respetivamente jogadores profissionais, treinadores e árbitros.

Os restantes 20 delegados vão ser eleitos pelas associações distritais e regionais, que na quinta-feira vão a sorteio para saber quais podem eleger mandatários para os clubes das competições amadoras (oito), distritais (sete) e jogadores amadores (cinco).

Após os três sorteios indicados na convocação das eleições, os 55 delegados e 55 suplentes vão ser empossados a 09 de abril, 11 dias antes da data limite para a apresentação de candidaturas para os órgãos sociais da FPF, marcada para dia 20.

A posse dos órgãos sociais eleitos a 04 de junho está marcada para três dias depois, numa cerimónia a decorrer na sede federativa, a partir das 18:00.