Portugal estreou-se esta quarta-feira com uma vitória na ronda de elite de qualificação para o Europeu de futebol de sub-17, ao bater a Suécia por 2-0, em jogo disputado em Pula, na Croácia.

Os dois golos da seleção portuguesa, comandada pelo ex-futebolista Hélio Sousa, surgiram já na segunda parte, com João Filipe a fazer o 1-0, de grande penalidade, aos 44 minutos, e José Gomes o 2-0, aos 69.

José Gomes, avançado do Benfica, ainda desperdiçaria a oportunidade do 3-0, ao falhar nova grande penalidade, aos 74, permitindo a defesa ao guarda-redes Dahlberg.

No grupo 5, a decorrer na Croácia, Portugal ainda defrontará na sexta-feira o País de Gales, em Rovinj, e na segunda-feira a anfitriã Croácia, novamente em Pula.

Ainda hoje, a Croácia defronta o País de Gales, também em jogo da primeira jornada.

Nesta ronda de elite, distribuída por oito grupos, apuram-se para o Europeu os primeiros classificadas de cada um, mais os sete melhores segundos, encontrados nos resultados que obtenham com o primeiro e terceiro de cada grupo.

Seguem assim 15 equipas para a fase final, a disputar de 5 a 21 de maio, e que se juntarão ao anfitrião Azerbaijão.

Jogo realizado no Estádio SRC Uljanik, em Pula.

Portugal – Suécia, 2-0.

Marcadores:

1-0, João Filipe, 44 minutos (grande penalidade).

2-0, José Gomes, 69.

Equipas:

- Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, Diogo Leite, Diogo Queirós, Ruben Vinagre, Luís Florentino, Gedson Fernandes, Miguel Luís (João Lameira, 68), João Filipe (Thierry Correia, 72), Mesaque Dju e José Gomes (Mickael Almeida, 79).

(Suplentes: Luís Maximiano, Luís Silva, Thierry Correia, João Lameira, Nuno Santos e Mickael Almeida).

Treinador: Hélio Sousa.

- Suécia: Dahlberg, Stenmark, Ahmedhodzic, H. Andersson, Krusnell, Garza (Edqvist, 70), Colley, Bellman (Bergqvist, 70), Pettersson (Marklund, 62), Haksabanovic e Isak.

(Suplentes: Pahlsson, Erdogdu, Örnblom, Aphrem, Bergqvist, Edqvist e Marklund.

Treinador: Magnus Wikman.

Árbitro: Deniz Ates Bitnel (Turquia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Miguel Luís (64) e Mesaque Dju (75).