José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), afirmou hoje que o selecionador de Portugal, Fernando Santos, tem "possibilidades de conseguir sucesso" no Europeu de 2016, mostrando-se esperançado na conquista do troféu, em França.

"Penso que temos competência e que o Fernando Santos, pela sua forma de estar e ser, tem possibilidades de conseguir sucesso [no Europeu 2016], pela forma como dirige equipas e como se relaciona com os jogadores. Isso são atributos que podem atingir aquilo que nunca atingimos, um título europeu ou mundial. Eu tenho muita esperança", afirmou José Pereira à margem do Fórum do treinador de futebol e futsal, que termina hoje, em Setúbal.

Sobre trocas de palavras entre treinadores e dirigentes, o presidente da ANTF explicou que o "ruído" faz parte do futebol, desde que não seja no sentido "pejorativo".

"Penso que devemos evitar [o ruído], mas não devemos acabar com ele. O ruído, quando não é pejorativo, penso que não há problema nenhum. É como os treinadores, é uma obrigação ter uma estratégia comunicacional, desde que não ultrapasse as barreiras do bom senso, não caindo no insulto nem no mal dizer dos colegas. Agora pressionar a equipa contrária, bem como a equipa de arbitragem, são as obrigações de um treinador que tem de ser competente para chegar às vitórias", vincou.

O dirigente abordou também as palavras do treinador Jorge Jesus sobre a insatisfação de Slimani após ter sido substituído frente ao Arouca, explicando que "faria a mesma coisa".

"O atleta manifestou-se publicamente, o treinador também tem que dar uma resposta pública. Se fosse treinador de futebol faria a mesma coisa que o Jesus. Não vou dizer se fez bem ou mal, mas eu faria a mesma coisa", concluiu.